PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AGNELLY PALITOT GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGNELLY PALITOT GOMES
DATA: 30/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Mamanguape (UFPB- Campus IV)
TÍTULO: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DO REGISTRO POPULAR DO ALUNO À NORMA PADRÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação linguística. Sociolinguística. Variação linguística.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO: Esta pesquisa trata de uma investigacao por meio de uma proposta interventiva de base sociolinguistica, que procurou averiguar como os alunos podem se apropriar de uma educacao linguistica e, assim, instrumentaliza-los para o uso das variantes da lingua, inclusive a norma culta. Tal pesquisa foi realizada na disciplina Lingua Portuguesa, com alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola publica da cidade de Cabedelo/PB. Ressaltamos a importancia de identificar a adequacao da linguagem em diferentes contextos sociais, considerando a norma padrao nao como a unica variedade a ser estudada em sala de aula, mas como uma possibilidade a mais de uso da lingua. Para tanto, pautamos o estudo na Teoria Sociolinguistica de Bortoni-Ricardo, que traz uma proposta de ensino voltada a Educacao Linguistica. Ainda nos valemos de outros autores que tambem fazem referencia ao tema, a exemplo de Cavalcante (2014), Bagno (2007), Antunes (2007), Faraco (2002) e Brasil (1998). A referida teoria promove espacos para diferentes discursos, levando o aluno a expandir suas competencias linguisticas por meio da aquisicao de novos recursos expressivos para compreender melhor o mundo e intervir sobre ele. E, dessa forma, posicionar-se de maneira critica e efetiva nas diferentes situacoes sociais, contribuindo, assim, para melhorar a interacao do aluno com o meio em que esta inserido, uma vez que tal teoria considera a relacao entre lingua e sociedade. Alem disso, contribui para a educacao em lingua materna. Como procedimento metodologico, o estudo foi viabilizado por meio de uma pesquisa-acao em razao de propor intervencao direta no contexto e em relacao aos sujeitos pesquisados. Nesse sentido, o corpus de analise foi constituido por 05 alunos que participaram de exercicios elaborados, contendo o registro popular e o uso formal da lingua. Os resultados obtidos nos permitem o reconhecimento da heterogeneidade linguistica e apontam para a necessidade de estimular, nas aulas de lingua materna, um conhecimento das variedades sociolinguisticas e afirmar que o procedimento didatico-pedagogico que adotamos contribui para desconstruir o preconceito linguistico ainda latente em nossa sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU