PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA WILMA ALBUQUERQUE DA COSTA

DISCENTE: MARIA WILMA ALBUQUERQUE DA COSTA
DATA: 30/11/2016
LOCAL: Mamanguape
TÍTULO: CIDADANIA ECOLÓGICA: LINGUAGEM MIDIÁTICA E SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem. Cidadania ecológica. Produção midiática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este relato de experiencia pedagogica trata de descrever acoes interventivas e experimentais com recursos das Tecnologias da Informacao e Comunicacao Contemporaneas (TICC), disponiveis a comunidade escolar, utilizando-as no projeto “Cidadania ecologica: linguagem midiatica e sustentabilidade”. A aplicabilidade aconteceu em roda de dialogo com alunos do 6º ao 9ºano e objetivou-se promover uma midia radiofonica radio Web-Podcast possibilitando a expressividade espontanea dos alunos protagonistas de acoes criticas e reflexivas acerca dos acontecimentos cotidianos. Programou-se recursos que possibilitaram atividades didaticas de expressividade vocal e corporal, de autoconhecimento, de integracao sociocultural e de consciencia ecologica e sustentabilidade no espaco em que o sujeito esta inserido. Nessa perspectiva, recorreu-se aos estudos de Behrens (2013); de Moran (2013); de Brandao e Crema (1991); de Moraes (1997) e de Boff (2012). As TICC foram usadas como estimulos para o ensino-aprendizagem, como recursos facilitadores, como meio de engajamento e como meio de reflexao do uso das midias comunicativas na convivencia social. Para a compreensao do uso das novas tecnologias, tomou-se como pressupostos teoricos os postulados de Levy (2014), de Moran (2013), de Gabriel (2014) de Santaella (2014), dentre outros. Lancou-se mao, ainda, dos pressupostos teorico-metodologicos de Freire (1996), de Gadotti (1993), de Gutierrez e Prado (2002), entre outros. Para a teoria de comunicacao radiofonica, foram perscrutadas as obras de Meditsch (2005), de Tavares (2009), de Silva (2004) e varios Sites relacionado ao tema. Os estudos linguisticos referentes a linguagem oral e escrita respaldaram-se em Antunes (2003), Koch e Elias (2014) e, para o genero textual-discursivo de esfera jornalista, Marcuschi (2008) e Baltar (2012). Evidenciou-se o processo etnografico, com base em Fino (2008), relacionando-se aos acontecimentos observados e vividos no cotidiano da comunidade escolar, tanto pelo pesquisador como pelos alunos envolvidos nas atividades socioeducativas. O referido estudo realizou-se em uma Escola Municipal de ensino fundamental na cidade de Santa Rita-PB. O corpus do trabalho esta distribuido em titulos e subtitulos nos quais ha subdivisoes denominadas de encontro. O resultado obtido permite afirmar que o processo ensino/aprendizagem foi enriquecedor e que os procedimentos metodologicos utilizados para a realizacao das atividades foram divididos em pre-producao, producao e pos-producao oriunda do audiovisual, de modo que se constatou a aplicabilidade da pedagogia do ensino da autonomia Freireana em sala de aula.
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA