PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDER BARBOSA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDER BARBOSA DE MELO
DATA: 20/02/2017
HORA: 16:00
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: O ESTUDO DA CRÔNICA - LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramentos. Crônica. Práticas sociais.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Na sociedade atual, as competencias leitoras sao imprescindiveis para a adesao de conhecimentos necessarios e para o exercicio da cidadania. Nosso trabalho se propoe a promover a leitura e o letramento por intermedio do genero discursivo/textual cronica. Nosso objetivo e promover o desenvolvimento da proficiencia linguistica, na construcao de sentidos, tendo como recurso a compreensao de cronicas que circulam nas esferas sociais. O trabalho contempla uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no municipio de Canguaretama/RN. Para tanto, selecionamos atividades que estejam associadas a leitura e as praticas discursivas, correlacionando-as com as praticas sociais, o que consideramos uma leitura relevante e contextualizada. Observamos que o ensino de lingua portuguesa nos anos finais do nivel fundamental ainda se encontra arraigado em metodologias tradicionais, sem privilegiar a concepcao dialogica e interacionista da linguagem. As praticas de leituras sao mecanizadas, desprovidas de criticidade e de relacao com a realidade sociocultural, pois nao atendem a funcao social de formar cidadaos minimamente preparados para as praticas sociais. Para fomentar praticas de leitura e letramento significativas, trabalharemos a cronica, tendo como metodologia a producao de unidades de ensino, as Sequencias didaticas. Esta pesquisa tem como fundamentacao teorica autores como Koch e Elias (2006, 2014) e Leffa (1999), para embasar as concepcoes de leitura; os conceitos de letramento, Kleiman (2005, 2013) e Rojo (2009); as nocoes de genero discursivo/textual; Bakhtin (2011) e Marcuschi (2010); os aspectos metodologicos, Zabala (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010) e procedimentos e conteudos de ensino Carlini (2004); a pesquisa-acao, Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2008), Severino (2002), Engel (2000). O nosso trabalho se configura como pesquisa-acao de natureza aplicada e intervencionista, com enfase em atividades de leitura em sala de aula, atentando para ressignificacao do proprio ato de ler e compreender textos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA