PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA JOANA DA SILVA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA JOANA DA SILVA CAMPOS
DATA: 31/03/2017
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES NEGRAS DE DISCENTES PERTENCENTES A UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Identidade negra. Práticas discursivas. Comunidade Quilombola.
RESUMO: O movimento negro está à frente de lutas que vem ganhando força nas últimas décadas, tendo como maior força motivadora os direitos de preservação da cultura e identidade afro-brasileira. Nesse cenário, encontramos nas instituições escolares alunos negros e alunas negras que ainda sentem-se “diminuídos” por apresentar características fenotípicas que traduzem uma história marcada pela escravidão e negação de seus direitos. O preconceito racial é um dos males que se arrasta até os dias atuais por práticas discursivas produzidas e circulantes cujos sentidos impõem a cultura do branqueamento. Negar a existência de práticas racista no contexto escolar é tentar ocultar práticas de preconceito recorrentes no contexto escolar. Com essa compreensão, indagamos: como se constituem identitariamente alunos(as) negros(as) no que se refere ao seu pertencimento étnico-racial pertencentes a uma comunidade quilombola situada num munícipio paraibano? A pesquisa objetiva analisar como se dá a constituição discursiva identitária desses(as) discentes em sua trajetória escolar ante o seu pertencimento racial. A investigação, de natureza qualitativa intervencionista, se situa no campo da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social. Teoricamente, será orientada por concepções da Análise de Discurso Francesa (AD), teorizações foucaultianas e teorias sociais voltadas para a elaboração de identidades negras. Para sua execução, utilizar-se-ão procedimentos metodológicos, tais como a realização de questionários, entrevistas, grupos focais com os(as) discentes. Ao final da investigação, pretende-se apresentar ações que irão compor a proposta de intervenção com possíveis desdobramentos.
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA