PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANICLEIDE SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANICLEIDE SILVA GOMES
DATA: 29/03/2017
LOCAL: CCAE - UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO E MEDIAÇÃO DO ENSINO DE LEITURA: UM ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA LEITORA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Ensino. Mediação. Estratégias Metacognitivas. Prova Brasil.
RESUMO: Neste estudo, temos como objeto de reflexão o ensino e a aprendizagem da leitura por parte dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande-PB. A aquisição da leitura começa desde a mais tenra idade, no entanto, ao chegarem ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos nem sempre apresentam um bom nível de compreensão leitora. Tal fato é constatado em sala de aula, mas também a partir dos resultados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB, 2016), após a aplicação da Prova Brasil. Os resultados revelam que um número significativo de alunos concluintes desse nível de ensino ainda não adquiriram habilidades leitoras suficientes para a compreensão dos textos. Diante disso, vemos a Prova Brasil como um instrumento pedagógico que, além de apontar índices numéricos da proficiência leitora dos alunos da escola pública, pode servir de subsídio para o professor refletir sobre sua prática e sobre o processo de instrumentalização dos alunos para as atividades de leitura, inclusive, as de avaliação em larga escala. A pesquisa a ser desenvolvida caracteriza-se como pesquisa-ação de cunho qualitativo e quantitativo, com o objetivo geral de avaliar o nível de consciência leitora dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande, com fins à ampliação da competência leitora desses alunos. O referencial teórico pauta-se em estudos de pesquisadores como: Leffa (1996), Kleiman (1993), Solé (1998), Tomitch (2007), dentre outros. Os instrumentos a serem utilizados para a geração dos dados são: uma atividade diagnóstica inicial de leitura, com a utilização de protocolos de leitura (TOMITCH, 2007); em seguida, aplicação do plano de intervenção pedagógica, por meio de oficinas de leitura; e, finalmente, a avaliação diagnóstica final, a ser aplicada após a intervenção, também seguida de protocolos de leitura. Ao fim da pesquisa, acreditamos ter respostas para os questionamentos: Quais são as habilidades de leitura desenvolvidas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental? Como ampliar a competência leitora dos alunos, de modo a torná-los sujeitos críticos e reflexivos?
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO