PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GENILDA SANTOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GENILDA SANTOS DE SOUZA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA A PARTIR DE GÊNEROS MULTIMODAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Estratégias de leitura. Gêneros Multimodais.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para a formação de leitores proficientes e críticos, ampliando-lhes a capacidade de compreender o texto a partir de suas múltiplas linguagens. Desenvolveremos um projeto de intervenção em leitura, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal em Santa Rita-PB, a fim de ensinarmos estratégias de leitura a partir dos gêneros história em quadrinhos, tirinha e cartum. Observamos, nessa turma, que a maioria dos alunos não adquiriu ainda as habilidades e competências mínimas de leitura e escrita e, de modo geral, não gostam de ler e de escrever. Observamos, porém, que os textos multimodais despertam um maior interesse dos alunos. Por esse motivo, escolhemos esses gêneros, tendo em vista que são um meio para se desenvolver tanto habilidades de leitura quanto multiletramentos. A pesquisa a ser realizada é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, na qual serão feitas atividades sequenciadas de leitura e compreensão, mediadas pelo professor, caracterizando-se, assim, como pesquisa-ação. Para a aplicação do projeto, percorreremos os seguintes passos: elaboraremos um instrumento de avaliação diagnóstica, com foco em compreensão textual de histórias em quadrinhos, tirinhas e cartuns, tendo como base alguns descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa do 5° ano, a fim de verificar quais descritores os alunos ainda não conseguem dominar. Analisaremos os dados dessa primeira avaliação, elencando quais descritores os alunos apresentaram dificuldades de compreensão. A partir dessas informações, ministraremos oficinas de leitura com o objetivo de sanar essas dificuldades. Por fim, reaplicaremos uma segunda avaliação, com questões diferentes, mas avaliando os mesmos descritores, com vistas a verificar os avanços alcançados pelos discentes. A princípio, conduziremos a nossa pesquisa, especialmente, sob a perspectiva teórica de Bakhtin (2011), Marcuschi (2010), Koch (2013), Leffa (1999), Solé (1998), Dionisio (2010), Vergueiro (2014) e Ramos (2016). Contudo, no decorrer do projeto, outras fontes serão consultadas e acrescentadas.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO