PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEBER TOURINHO DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEBER TOURINHO DE SANTANA
DATA: 24/03/2017
LOCAL: UFPB -Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O ENSINO DE VARIAÇÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: Heterogeneidade e identidade linguística comunitária
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística. Português do Brasil. Língua Materna. Normas Linguísticas. Educação Linguística.
RESUMO: Este estudo tem como objetivo contribuir para o reconhecimento da heterogeneidade do Português Brasileiro pelos próprios estudantes da Educação Básica, por meio de oficinas que envolvam os princípios da sociolinguística, aplicadas na própria comunidade escolar. Para tanto, recorre-se aos estudos sociolinguísticos variacionistas para a compreensão da heterogeneidade das línguas naturais, abordando seus princípios e especificidades mais aplicáveis à educação, assim como discutindo a artificialidade do ensino de língua materna quando este se torna somente a reprodução do discurso normativista hegemônico, no qual as identidades linguísticas dos alunos são minoradas pela imposição de uma “língua paterna” – o padrão socialmente aceito de usar a linguagem, pautado no pensamento elitista, segregacionista, no rebaixamento valorativo das variantes não padrão e no preconceito linguístico. Nesse sentido, salienta-se a perspectiva do professor de língua portuguesa no que tange ao trabalho educacional com variação e mudança em sala de aula, abordando a formação inicial e continuada, os avanços e entraves para a realização de atividades nas quais os princípios da sociolinguística são efetivamente abordados nas aulas de português. A pesquisa se utilizará do paradigma qualitativo, intervencionista e interpretativista, tendo a pesquisa-ação como meio, e sendo sociolinguisticamente orientada. Será realizada em uma escola pública municipal da cidade de João Pessoa, PB, com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre os 12 a 14 anos, além de professores de língua da mesma instituição. A coleta de dados será feita por meio da aplicação de oficinas pedagógicas, as quais estarão articuladas em três etapas devidamente organizadas, e que visam à apreensão do conhecimento tomando-se como ponto de partida as vivências do dia a dia do educando, aliando-se teoria e prática para o alcance dos objetivos pedagógicos, sendo, por isso, adaptáveis às realidades nas quais forem aplicadas. A interpretação dos dados será feita com base nos registros do caderno de campo, sendo então realizada a análise das conquistas e desafios, dos avanços e percalços, refletindo etnograficamente sobre as ações pedagógicas aplicadas.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO