PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE DOS SANTOS
DATA: 29/03/2017
LOCAL: UFPB -Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O Curta-Metragem como objeto de ensino e aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Curta-metragem. Leitura e escrita. Narrativas. Rede intertextual.
RESUMO: Não é novidade o uso dos audiovisuais em sala de aula, como podemos conferir no livro de Cristina Costa (2013). No entanto, ainda é questionável o modo como o professor tem aproveitado o potencial de tal recurso no contexto educacional. Como afirma Moran (2005), a “escola precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações”, de modo que é preciso educar para os usos democráticos. Diante desta necessidade, propomos um estudo de curtas-metragens como objeto de ensino e de aprendizagem em aulas de língua portuguesa, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jacaraú-PB. Sendo assim, objetivamos levar os alunos a desenvolverem habilidades de leitura de audiovisuais e de escrita de narrativas. Além disso, pretendemos que os discentes adaptem as narrativas construídas em storyboards, recurso intermediário entre o roteiro e a produção de um vídeo, construindo assim uma rede intertextual que apoie a prática da leitura e da escrita. A pesquisa terá por alicerce a metodologia da pesquisa-ação para aplicação e intervenção em sala de aula com os estudantes por meio de oficinas pedagógicas. Para isso, serão selecionados quatro curtas-metragens, a partir dos quais trabalharemos produção de leitura e de escrita (INDURSKY; ZINN, 1985). Ao que concerne ao gênero cinematográfico, utilizaremos trabalhos de Bernardet (2004), Molleta (2009), Vanoye; Goliot-Lété (2014). Sobre a leitura e a escrita, apoiar-nos-emos nos trabalhos de Indursky; Zinn (1985) e Koch; Elias (2015). Em relação à narratividade, as teóricas Cândida (2006) e Mesquita (2006) prestarão suporte. Como resultado, esperamos conduzir os alunos do 7º ao aprimoramento das práticas de leitura e escrita tão necessárias à autonomia cidadã.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO