PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIETE ALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIETE ALVES DOS SANTOS
DATA: 30/03/2017
LOCAL:
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, A PARTIR DOS CONTOS DOS CADERNOS NEGROS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário, Lei nº. 10.639/2003, Literatura Afro-Brasileira.
RESUMO: Esta pesquisa visa oportunizar o letramento literário, no Ensino Fundamental II, a partir da seleção de três contos que abordam a temática da identidade negra, buscando evocar uma importante representação literária a ser compartilhada na escola. Essas narrativas integram os Cadernos Negros, coletânea de contos e poemas que, ao longo dos seus trinta e nove anos, tem colaborado para dar visibilidade à literatura produzida por afrodescendentes no Brasil. Com base na leitura dos contos, buscar-se-á resgatar experiências vivenciadas por alunos de uma escola localizada no município de Caxias, estado do Maranhão, seja no ambiente escolar ou em sua comunidade, experiências essas que não favoreçam a representação positiva da identidade negra, de modo a ressignificá-las por meio da humanização promovida pelo texto literário. Autores como Candido (2004), Santos (2001), Hall (2005), Bauman (2005), dentre outros farão parte da fundamentação teórica. No desenvolvimento desta proposta de trabalho, serão observados o plano de implementação da Lei nº. 10.639/03, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular. Após a análise, serão levantados questionamentos que permitam refletir sobre a inserção da literatura afro-brasileira na escola numa perspectiva humanizadora. Diante das respostas encontradas, será elaborada uma proposta de intervenção utilizando a sequência básica e a formação de círculos de leitura propostos por Cosson (2014a). Espera-se, com isso, dar cumprimento à supracitada lei no que se refere ao ensino de literatura no 9° ano do Ensino Fundamental.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES