PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ZENAIDE PEREIRA BERNARDO MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZENAIDE PEREIRA BERNARDO MARQUES
DATA: 28/03/2017
LOCAL: UFPB- Campus IV- Mamanguape
TÍTULO: GÊNERO RELATO PESSOAL: ARTICULANDO O VIVIDO AO CONHECIMENTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Projeto didático. Relato Pessoal.
RESUMO: Provavelmente a causa dos maiores insucessos em sala de aula seja a falta de planejamento da escrita, e, para além disso, a falta da produção escrita de textos que sejam efetivamente relevantes para os alunos e para a sociedade na qual estão inseridos. É com essa preocupação, que a pesquisa ora apresentada, terá como objetivo discutir resultados que promovam a escrita eficiente, criativa e funcional de textos do gênero relato pessoal a partir do projeto de intervenção didática “Nem te conto!”. O estudo será realizado numa escola municipal de Tempo Integral localizada em Fortaleza tendo como público alvo alunos do sexto ano das séries finais do ensino fundamental e fará uso de sequências didáticas que culminarão na produção escrita de um livro de relatos da turma com o intuito de validar as experiências descritas. O estudo será fundamentado nas pesquisas sobre sequência didática desenvolvidas por Lopes-Rossi (2003, 2008), na abordagem de gêneros discursivos à luz de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010) e Koch e Elias (2012, 2014) e, ainda nas reflexões didáticas trazidas por Hernández (1997) acerca do trabalho com a pedagogia de projetos. Para realização desta pesquisa, optamos por um estudo de investigação qualitativa. A modalidade pesquisa-ação foi definida como procedimento. As análises serão feitas mediante comparação entre as produções iniciais e finais dos discentes. A pesquisadora enxerga o projeto didático como um importante aliado para amenizar os obstáculos manifestados principalmente na produção escrita de textos em sala de aula e, apostando nisso, espera alcançar resultados que permitam que os alunos construam e aperfeiçoem, a partir dos módulos didáticos, produções escritas do gênero relato pessoais mais satisfatórias.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA