PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA SALES LOURENÇO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA SALES LOURENÇO
DATA: 30/03/2017
LOCAL: campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O presente projeto tem como objetivo trabalhar a poesia, em especial a escritura de poemas, com alunos do Ciclo III, da EJA, do turno vespertino, de uma escola pública municipal em João Pessoa. Pretendemos, por meio de um trabalho sistematizado e planejado com a linguagem poética, despertar a sensibilidade de alunos que retornaram à escola na modalidade EJA, como também incentivar a produção escrita desses educandos. O nosso desejo é motivar os discentes, mediante uma proposta de intervenção pedagógica que favoreça, de maneira prazerosa, a aprendizagem, por meio da poesia. Percebemos, trabalhando na Educação de Jovens e Adultos, que muitos alunos retomam os estudos nesse segmento de ensino com grandes dificuldades no que concerne à leitura e à escrita. Como possuem expectativas e faixa etária distintas daqueles que frequentam o ensino regular, necessitam também de um olhar especial por parte do educador. Por isso, é essencial um trabalho diferenciado na tentativa de minimizar as dificuldades de histórias escolares, muitas vezes, cercadas por fracassos e desestímulos que, geralmente, culminam na desmotivação e na evasão. A pesquisa a ser realizada é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, esta orienta a produção de poemas por meio de atividades sequenciadas e mediadas pelo professor, caracterizando, assim, um projeto de pesquisa-ação. Para a aplicação do projeto de intervenção, utilizaremos a sequência básica do letramento literário de Rildo Cosson. De acordo com o autor, nas diversas práticas de letramento, o texto literário proporciona um modo privilegiado de inserção ao mundo da escrita, visto que conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma. O suporte teórico dessa pesquisa apresenta-se fundamentado em: Candido (2011); Coelho (2011); Cosson (2014); PCN (1998); Petit (2010); Pinheiro (2007); Sorrenti (2011); Thiollent (1996) e Todorov (2010). Contudo, no decorrer do projeto, outras fontes poderão ser consultadas e acrescentadas.
PALAVRAS-CHAVES: Poesia. Educação de jovens e adultos. Produção escrita.
RESUMO: O presente projeto tem como objetivo trabalhar a poesia, em especial a escritura de poemas, com alunos do Ciclo III, da EJA, do turno vespertino, de uma escola pública municipal em João Pessoa. Pretendemos, por meio de um trabalho sistematizado e planejado com a linguagem poética, despertar a sensibilidade de alunos que retornaram à escola na modalidade EJA, como também incentivar a produção escrita desses educandos. O nosso desejo é motivar os discentes, mediante uma proposta de intervenção pedagógica que favoreça, de maneira prazerosa, a aprendizagem, por meio da poesia. Percebemos, trabalhando na Educação de Jovens e Adultos, que muitos alunos retomam os estudos nesse segmento de ensino com grandes dificuldades no que concerne à leitura e à escrita. Como possuem expectativas e faixa etária distintas daqueles que frequentam o ensino regular, necessitam também de um olhar especial por parte do educador. Por isso, é essencial um trabalho diferenciado na tentativa de minimizar as dificuldades de histórias escolares, muitas vezes, cercadas por fracassos e desestímulos que, geralmente, culminam na desmotivação e na evasão. A pesquisa a ser realizada é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, esta orienta a produção de poemas por meio de atividades sequenciadas e mediadas pelo professor, caracterizando, assim, um projeto de pesquisa-ação. Para a aplicação do projeto de intervenção, utilizaremos a sequência básica do letramento literário de Rildo Cosson. De acordo com o autor, nas diversas práticas de letramento, o texto literário proporciona um modo privilegiado de inserção ao mundo da escrita, visto que conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma. O suporte teórico dessa pesquisa apresenta-se fundamentado em: Candido (2011); Coelho (2011); Cosson (2014); PCN (1998); Petit (2010); Pinheiro (2007); Sorrenti (2011); Thiollent (1996) e Todorov (2010). Contudo, no decorrer do projeto, outras fontes poderão ser consultadas e acrescentadas.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES