PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANE SOARES MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANE SOARES MARINHO
DATA: 29/03/2017
LOCAL: UFPB - CAMPUS MAMANGUAPE
TÍTULO: LETRAMENTO SOCIAL: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA RESSIGNIFICADAS NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Projeto de Letramento. Gêneros Discursivos.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um projeto de letramento social como uma opção didática viável ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e a reflexão do agir Docente e Discente no processo de ressignificação de saberes e práticas do uso da leitura e da escrita. Será desenvolvida em uma turma de 9º ano, de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Santa Rita-PB. Tendo em vista sua finalidade, este trabalho mostra-se relevante por promover práticas de leitura e de escrita, cujo objetivo e letrar para a vida em sociedade. Sua proposta de intervenção inserirá os sujeitos da aprendizagem em contextos de práticas letradas nas quais a escrita será um instrumento mediador na resolução de situações-problema vivenciadas pelos aprendizes. E uma investigação de natureza qualitativa, haja vista que as ações imbricadas no contexto, em que será estabelecida a investigação, terão seus resultados analisados de forma interpretativa, analítica e descritiva, a partir do método da pesquisa ação, embasada de acordo com os estudos de Bortoni-Ricardo (2008); Engel (2000); Thiollent (1996). Os estudos sobre letramento e projeto de letramento serão fundamentados a partir das contribuições de Kleiman (1995; 2000); Oliveira (2008); Oliveira, Tinoco e Santos (2014); Rojo (2000; 2001), Soares (2014); Street (2014); Tinoco (2008). Acerca da perspectiva sociointeracionista da linguagem e estudo dos gêneros discursivos, retomaremos as contribuições de Antunes (2003), Bakhtin (2011), Dolz, Noverraz e Schnneuwly (2004), Kock e Elias (2015), Marcuschi (2008; 2010); Passarelli (2012); PCN (BRASIL, 1997; 1998); Vygotsky (2007). Como resultados desta pesquisa, almejamos o avanço das habilidades comunicativas e argumentativas da turma em foco, no que se refere a produção de textos escritos, cuja finalidade esteja voltada para o alcance social.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES