PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE MACIEL DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE MACIEL DA ROCHA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: Mamanguape (UFPB- Campus IV)
TÍTULO: A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA TRANSMUTAÇÃO DO ANALÓGICO AO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa. Internet. Letramento. Letramento digital. Gêneros discursivos/textuais.
RESUMO: A pesquisa sempre foi uma prática recorrente nas salas de aula, tanto acadêmicas, como da educação básica. Antes, realizada pelos alunos nas bibliotecas, em suportes analógicos, livros, enciclopédias, revistas, jornais; hoje, desenvolvidas de modo quase exclusivo na internet. Entretanto, nota-se que, independente do suporte no qual se realiza a pesquisa, não há a devida construção do conhecimento por parte do aluno; não existe funcionalidade na realização da atividade no contexto escolar, uma vez que não há uma orientação precisa por parte do professor que, necessariamente, deve se apresentar ao aluno “como um parceiro na construção do conhecimento” (NININ, 2008, p. 20). Elencam-se algumas razões que se julgam motivadoras para a não funcionalidade destes exercícios: professores não habilitados/familiarizados com a prática da pesquisa; ausência de letramento digital no tocante às atividades educativas, indispensável numa coleta conscienciosa de informações na internet; ausência da compreensão da funcionalidade dos gêneros discursivos/textuais nos quais a atividade culminará. Buscando redefinir essa prática, este trabalho tem como objetivo principal investigar como a pesquisa na internet é proposta e orientada pelos professores do 9º ano de uma escola municipal de João Pessoa. E como objetivos secundários, visa analisar a percepção que estes docentes têm da prática da pesquisa na internet; avaliar a percepção dos gêneros discursivos/textuais essenciais na finalização deste tipo de atividade; e propor um manual de orientação da pesquisa na internet para o contexto escolar a partir dos resultados obtidos. Para a realização deste trabalho, recorre-se aos estudos de Oliveira (2005), Minayo (2015) sobre a arte da pesquisa; os posicionamentos de Tfouni (2010), Coscarelli (2016) a respeito de letramento e letramento digital; e Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), tratando dos gêneros discursivos/textuais; dentre outros. Trata-se de uma pesquisa documental/exploratória de cunho etnográfico que consistirá nas análises do plano anual dos docentes e das atividades de pesquisa propostas por eles, e uma entrevista semiestruturada, a fim de comparar o que teorizam e no que concerne à pesquisa às suas práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI