PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BATISTA CONDADO DE MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO BATISTA CONDADO DE MATOS
DATA: 31/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AVALIANDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE LEITURA NOS CICLOS FINAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Avaliação e leitura. Educação de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 62
RESUMO: Avaliar é uma tarefa desafiadora uma vez que envolve fatores internos e externos no processo de aquisição das aprendizagens e avaliar a leitura requer critérios claros para os sujeitos envolvidos nesse processo, pois envolve despertar no aprendente as possibilidades de produção e construção de sentido a partir da leitura. Para tanto, o objetivo geral desse trabalho é compreender como avaliação praticada pelos professores de língua portuguesa dos ciclos finais da Educação de Jovens e Adultos contribui para o desenvolvimento da competência leitora do estudante desse segmento em uma Escola municipal de Ensino Fundamental do Município de Cabedelo (PB), tendo como objetivos específicos analisar como professores da Educação de Jovens e Adultos concebem o tema “avaliação das aprendizagens” no que diz respeito aos trabalhos realizados com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa; analisar como estudantes da Educação de Jovens e Adultos veem a “avaliação das aprendizagens” praticadas pelos professores com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa e Identificar e analisar quais as principais dificuldades na realização da “avaliação das aprendizagens” quanto aos aspectos do trabalho com a leitura nas turmas da Educação de Jovens e Adultos na visão dos professores finalizando com uma proposta de intervenção de possibilidades de “avaliação das aprendizagens” a serem desenvolvidas no que diz respeito ao trabalho com a leitura nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, com vistas à formação leitora desse estudante. Será uma pesquisa qualitativa, o trabalho de campo acontecerá por meio da pesquisa participante. Para isso, utilizaremos instrumentos, tais como: questionário, roda de conversa, observação participante e análise documental, a fim de analisar como professores da EJA concebem o tema “avaliação das aprendizagens” nos trabalhos realizados com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa assim como estudantes desse segmento veem essa avaliação praticada pelos professores com a leitura e a partir daí identificar e analisar as principais dificuldades na realização da “avaliação das aprendizagens” quanto aos aspectos do trabalho com a leitura, propondo ao final possibilidade de “avaliação das aprendizagens” a serem desenvolvidas no que diz respeito ao trabalho com a leitura nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, com vistas a formação leitora desses estudantes. Esse trabalho fundamenta-se nos estudos de Arredondo e Diago (2009), Barros (1990), Cagliari (1996), Freire (1998), Jolibert (1994), Kleiman (2008), Koch (2006), Luckesi (1996), Perrenoud (1991), Solé (1998) e nas orientações dos PCNs LP, (1997/98).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES