PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS MARTINS DE MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS MARTINS DE MACÊDO
DATA: 31/03/2017
LOCAL: CAMPUS IV UNIDADE DE MANAGUAPE-PB
TÍTULO: TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Tirinha. Leitura e produção textual. Conto. Reescrita.
RESUMO: A escola tem a função de formar leitores e escritores, criar situações interlocutivas propícias para que o estudante leia e escreva melhor os textos, ou seja, contribuir para a formação de indivíduos letrados, críticos, bem informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vive, de modo que tomem a palavra no sentido pleno, a palavra no/do mundo, e não apenas sujeitos meramente “alfabetizados”. A leitura da palavra no mundo é uma das possibilidades que a escola tem para contribuir e viabilizar o processo de letramento social para cidadania. Diante dessa necessidade, propomos a aplicação de um trabalho didático-pedagógico de leitura para escrita, que tome como base o processo da retextualização a partir da transformação de uma modalidade textual escrita para outra, mantendo-se a essência do texto-base. O estudo em tela objetiva contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem, com foco para a produção textual escrita, a partir do processo de retextualização, partindo de um viés crítico e reflexivo da leitura de tirinha da Mafalda para a construção de um novo gênero escrito: um conto. A pesquisa será desenvolvida com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental Anos finais, de uma escola pública estadual, situada no bairro Tambiá, na cidade de João Pessoa. A atividade a ser desenvolvida terá por alicerce a metodologia da pesquisa-ação para aplicação e intervenção em sala de aula com os estudantes. Quanto ao aporte teórico, inicialmente, tomaremos como referência para a leitura e escrita Silva(1981), Lajolo(1993), Kleiman(2012), Matêncio(2001), Dionísio(2010), Solé(1998) e Koch(2015). Para o processo do estudo texto, Bakhtin (2001), Marcuschi (2001), Travaglia (1992), Benfica( 2003), Dell`Isola (1997) e reescritura Ruiz (1998). Com o resultado dessa pesquisa, esperamos comprovar que atividades advindas de um processo de retextualização por meio de leitura de tirinha da Mafalda para a construção de um conto, trazem contribuições ao ensino de Língua Portuguesa, favorecendo aos alunos participantes o desenvolvimento de habilidades de leitura, criticidade e escrita.
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO