PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: EDER BARBOSA DE MELO

DISCENTE: EDER BARBOSA DE MELO
DATA: 19/05/2017
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E ESCRITA COM ESTUDO DA CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de língua portuguesa. Leitura e escrita. Sequência Didática. Estudo de texto. Gênero crônica
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O estudo trata de encaminhamentos praticos para ensino de lingua portuguesa voltados para a leitura e a escrita, com base no estudo de textos do genero cronica.O nosso objetivo geral e elaborar uma proposta de ensino de lingua portuguesa para o Ensino Fundamental II, na forma de um projeto de ensino e de sequencias didaticas com base no estudo de textos, mais especificamente, do genero cronica. Tomamos como hipotese, a utilizacao de textos do genero cronica na aula de Lingua Portuguesa favorece o desenvolvimento das competencias linguisticas, discursivas e interacionais dos aprendizes, notadamente no que diz respeito a leitura e a producao de textos. A questao norteadora deste trabalho e: como contribuir para o ensino de Lingua Portuguesa, tomando como base o estudo de textos e, mais especificamente, o fomento de atividades de leitura?O estudo justifica-se tendo em vista a necessidade de o professor atender as demandas efetivas da escola em que atua no que diz respeito as necessidades e imposicoes socioeconomicas e politicas que determinam o ensino-aprendizagem, em conformidade com os documentos que orientam as politicas publicas para a educacao nacional. O estudo parte de uma problematica relacionada com os baixos niveis de competencia de leitura no que se refere ao trato com o texto, quanto a aquisicao e ao progresso da capacidade de leitura observadas na Educacao Basica. A fundamentacao teorica esta baseada em teorias linguisticas para o ensino de Lingua Portuguesa na perspectiva do texto, considerando estudos pertinentes, como os de Antunes (2003, 2007, 2009), Bentes, Ramos e Alves Filho (2010), Geraldi (1996, 2002), Gomes-Santos et al. (2010), Marquesi, Pauliukonis e Elias (2017), Rodrigues, Passegi e Silva Neto (2013), Santos, Riche e Teixeira (2012), Silva Neto (2013), Neves (2006, 2003), Travaglia (2007), Valente (2008). Baseado nos principios da pesquisa qualitativa, a metodologia segue orientacoes da pesquisa-acao, tendo em vista o atendimento ao foco teorico-pratico deste estudo, qual seja, a formacao profissional do professor pesquisador. Nos resultados, e apresentada, como produto, uma proposta de ensino de Lingua Portuguesa na forma de seis sequencias didaticas em que sao privilegiadas atividades voltadas para a leitura.
Externo à Instituição - JOÃO GOMES DA SILVA NETO
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU