PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA
DATA: 08/06/2017
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: A Letra de música como possibilidade de trabalho para as questões de gênero e sexualidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Relação de gênero e sexualidades. Língua Portuguesa. Letra de música.
RESUMO: O universo musical circunda o mundo dos jovens que muitas vezes não se dão conta da mensagem transmitida em suas letras de músicas, ou não percebem a ideologia presente nos discursos de tais canções. Os jovens, através de seus objetos eletrônicos, trazem para as escolas suas músicas preferidas e, em alguns casos, parecem reproduzir nas várias facetas de suas vidas as atitudes narradas nestas músicas, parecendo reproduzir, inclusive, a violência de gênero e questões de sexualidades. Assim, este projeto será desenvolvido com uma turma de 8º ano de uma escola pública do município de Pedras de Fogo-PB, com a qual trabalho como professor de Língua Portuguesa, com o objetivo de compreender como as músicas ouvidas por discentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam as relações de gênero e de sexualidades. Para isso, o projeto pretende desenvolver um trabalho de percepção das relações de gênero e sexualidades sob o ponto de vista dos/as alunos/as, por meio de leitura e interpretação das músicas por eles/elas ouvidas. E, desta forma, ao término do projeto, oferecer atividades de intervenção pedagógica aos demais colegas professores/as, com o intuito de compreender as relações de gêneros e sexualidades de docentes e, por meio deste, combater as possíveis violências de gênero. A metodologia para a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Como técnicas de geração de dados pretendo utilizar a roda de conversa; observação participante e questionário. Este trabalho fundamenta-se em documentos oficiais como: Lei de diretrizes e bases da educação nacional (2015), Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua portuguesa e Apresentação dos temas transversais (1998, 1998), bem como nos estudos de Bakhtin (2011), Bauer & Gaskell (2002), Carvalho & Rabay (2015), Louro (1997 e 2007), Lüdke & André (1986), Minayo (2015), Moura & Lima (2014); Scott (1995); Solé (1998), entre outros.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO