PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS MARTINS DE MACÊDO

DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS MARTINS DE MACÊDO
DATA: 26/02/2018
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO PARA UMA PRODUÇÃO ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Tirinha. Leitura e produção textual. Conto. Reescrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente dissertacao seguiu passos de uma pesquisa-acao, tendo como foco o processo de retextualizacao, partindo da leitura de uma tirinha da Mafalda, a qual deu origem a um novo genero textual, no caso um conto, atraves do processo de retextualizacao de um genero escrito para outro genero escrito. As acoes didatico-pedagogicas, tambem chamadas de intervencoes, por nos propostas, desenvolveram-se com sete alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Joao Pessoa. Nossa intencao, ao estabelecer a retextualizacao a partir dos dois generos (tirinha e conto), subjaz o interesse em assumir um posicionamento didatico-pedagogico que nao esteja voltado simplesmente para o estudo da lingua por meio de formas estruturalistas, mas que contemple um vies numa perspectiva de ensino-aprendizagem mais favoravel ao desenvolvimento da competencia linguistica dos alunos. Nossa preocupacao tem como principio o entendimento de que a escola tem a funcao de contribuir para a formacao de individuos letrados, em condicoes de compreender e atuar no mundo em que vivem, que tomem a palavra no sentido pleno, a palavra no/do mundo, e nao apenas sujeitos meramente “alfabetizados”. Para fundamentar nossa pesquisa, amparamo-nos teoricamente, para promover as acoes didaticas de forma consciente e significativa para os alunos. Portanto, a fim de compor nossa base teorica sobre o ensino de Lingua Portuguesa, recorremos aos documentos oficiais que regem a Educacao no pais, os Parametros Curriculares Nacionais PCN, (1998) e no estado da Paraiba-Referencias Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraiba RCEF (2010), a teoricos como Antunes (2003, 2007, 2012), Matencio (2001), Dionisio (2010), e Koch e Elias (2015). Para o processo de retextualizacao, estudos de Bakhtin (2001), Marcuschi (2001), Travaglia (1992), Dell`Isola (1997) e re-escritura Ruiz (1998), Antunes (2007), Passareli (2012) entre outros. Para fundamentar nossa escolha metodologica, guiamo-nos por uma pesquisa-acao, cujos pressupostos apontam para a necessidade de verificar e interferir em uma realidade; para isso, apoiamo-nos em estudos de Thiollent (2011) e Engel (2000). Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram coletados atraves de perguntas escritas, as quais deram origem a uma roda de conversa que serviu de fio norteador para os proximos passos da pesquisa, que se constituiram em oficinas de leitura, retextualizacao e re-escrita. Essa dissertacao apresenta como objetivo geral contribuir, por meio de uma proposta de retextualizacao do genero tirinha para o genero conto, para o desenvolvimento de competencias das habilidades de escrita dos alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental. Alem do objetivo geral, pautamo-nos por tres objetivos especificos. O primeiro atendeu ao objetivo de desenvolver nos alunos competencias e habilidades necessarias para a producao de um conto por meio do processo de retextualizacao de uma tirinha da Mafalda. O segundo foi aplicado para identificar o processo de retextualizacao evidenciado na passagem de uma tirinha para a escrita de um conto. E o ultimo, analisar se os alunos produziram um texto que se caracteriza como um conto. As intervencoes serviram como base dos resultados obtidos sobre os quais pudemos afirmar ter sido positivos. Dessa forma, constatamos que as intervencoes contribuiram para ampliar a competencia de escrita dos alunos pesquisados.
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL