PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA
DATA: 22/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: A LETRA DE MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Relação de gênero e sexualidades. Língua Portuguesa. Letra de música.
PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tratou do genero textual letra de musica como possibilidade de trabalho para as questoes de genero e sexualidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental. apresentou como objetivo geral analisar como as musicas ouvidas pelos/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam as suas compreensoes sobre as relacoes de genero e sexualidades, fazendo uso da analise das letras de musica indicadas pelos/as participantes. Foram objetivos especificos desse estudo: analisar qual a concepcao que os/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental possuem sobre as relacoes de genero e sexualidades; analisar como os/as alunos/as percebem, nas letras de musica, as questoes de genero e sexualidades; analisar quais seriam as possibilidades de trabalho por meio da letra de musica sobre as questoes de genero e sexualidades a partir da percepcao dos/as alunos/as; propor atividades de intervencao pedagogica aos docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio da letra de musica inerente as questoes que envolvam genero e sexualidades. As referencias teoricas se constituiram a partir de tres eixos: Relacao de genero e sexualidades, fundamentada nos estudos de Louro (1997 e 2007), Carvalho e Rabay (2015), Bourdieu (2012); Os generos discursivos/textuais fundamentados com Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Cavalcante (2016); e Letra de musica fundamentado com Tatit (1997, 2002 e 2004), Silva; Borges (2014), os tres eixos tambem receberam contribuicao de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, Lei nº 9394/96, as orientacoes dos Parametros Curriculares Nacionais – PCN – lingua portuguesa e apresentacao dos temas transversais (1998a e 1998b). No aspecto metodologico, a pesquisa foi estruturada na abordagem qualitativa, por meio de um trabalho de campo na pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos de geracao de dados como: a observacao participante, a roda de conversa e o questionario. A analise dos dados gerados ocorreu por meio da Analise do Discurso de linha francesa (AD). Foram participantes da pesquisa 17 estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental: 10 estudantes do sexo feminino e 7, do masculino, regularmente matriculados em uma escola publica municipal da cidade de Pedras de Fogo – PB. Apos as construcoes teoricas deste estudo, foram apresentadas as analises das letras de musica indicadas pelos participantes da pesquisa. O resultado das analises dos dados revelou que o processo educacional e cultural baseado nos principios androcentricos se mostrou muito forte nas concepcoes sobre sexualidades, sobretudo no que se refere as relacoes de genero, nos alunos e alunas da turma observada. Apesar disso, as alunas da turma se mostraram mais conscientes que os alunos em relacao ao desrespeito e desvalorizacao as mulheres na maioria das letras de musicas observadas. Por fim, apresento como sugestao aos/as professores/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental possibilidades de trabalho com letra de musica para discutir as questoes referentes as relacoes de genero e sexualidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY