PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON COSTA FEIJO DA SILVA
DATA: 22/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: A LETRA DE MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Relação de gênero e sexualidades. Língua Portuguesa. Letra de música.
PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tratou do genero textual letra de musica como possibilidade de trabalho para as questoes de genero e sexualidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental. apresentou como objetivo geral analisar como as musicas ouvidas pelos/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam as suas compreensoes sobre as relacoes de genero e sexualidades, fazendo uso da analise das letras de musica indicadas pelos/as participantes. Foram objetivos especificos desse estudo: analisar qual a concepcao que os/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental possuem sobre as relacoes de genero e sexualidades; analisar como os/as alunos/as percebem, nas letras de musica, as questoes de genero e sexualidades; analisar quais seriam as possibilidades de trabalho por meio da letra de musica sobre as questoes de genero e sexualidades a partir da percepcao dos/as alunos/as; propor atividades de intervencao pedagogica aos docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio da letra de musica inerente as questoes que envolvam genero e sexualidades. As referencias teoricas se constituiram a partir de tres eixos: Relacao de genero e sexualidades, fundamentada nos estudos de Louro (1997 e 2007), Carvalho e Rabay (2015), Bourdieu (2012); Os generos discursivos/textuais fundamentados com Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Cavalcante (2016); e Letra de musica fundamentado com Tatit (1997, 2002 e 2004), Silva; Borges (2014), os tres eixos tambem receberam contribuicao de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, Lei nº 9394/96, as orientacoes dos Parametros Curriculares Nacionais PCN lingua portuguesa e apresentacao dos temas transversais (1998a e 1998b). No aspecto metodologico, a pesquisa foi estruturada na abordagem qualitativa, por meio de um trabalho de campo na pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos de geracao de dados como: a observacao participante, a roda de conversa e o questionario. A analise dos dados gerados ocorreu por meio da Analise do Discurso de linha francesa (AD). Foram participantes da pesquisa 17 estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental: 10 estudantes do sexo feminino e 7, do masculino, regularmente matriculados em uma escola publica municipal da cidade de Pedras de Fogo PB. Apos as construcoes teoricas deste estudo, foram apresentadas as analises das letras de musica indicadas pelos participantes da pesquisa. O resultado das analises dos dados revelou que o processo educacional e cultural baseado nos principios androcentricos se mostrou muito forte nas concepcoes sobre sexualidades, sobretudo no que se refere as relacoes de genero, nos alunos e alunas da turma observada. Apesar disso, as alunas da turma se mostraram mais conscientes que os alunos em relacao ao desrespeito e desvalorizacao as mulheres na maioria das letras de musicas observadas. Por fim, apresento como sugestao aos/as professores/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental possibilidades de trabalho com letra de musica para discutir as questoes referentes as relacoes de genero e sexualidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY