PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EVANIA CAMARA VILAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANIA CAMARA VILAR
DATA: 26/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: CCAE - MAMANGUAPE/PB
TÍTULO: PRÁTICAS LEITORAS MOTIVADAS EM DIÁRIO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Formação leitora. Motivação Escolar. Diário de leitura. Aprendizagem.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A docencia em uma escola publica municipal de Joao Pessoa–PB, inserida em uma area de extrema vulnerabilidade social, provocou nosso olhar a (re)pensar o “como fazer” para ressignificar o ensino-aprendizagem de Lingua Portuguesa no que concerne a praticas de leitura capazes de motivar e desenvolver capacidades reflexivas em alunos que demonstram desinteresse e apatia em relacao as atividades pedagogicas. Diante disso, questionamos: Como motivar alunos do 9o ano do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de praticas leitoras eficazes a formacao de sujeitos extremamente desmotivados e apaticos? Essa questao de pesquisa nos encaminhou para o seguinte objetivo geral: Contribuir para a formacao leitora de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica municipal de Joao Pessoa– PB, mediante a producao de um diario de leitura. Fundamentam teoricamente a pesquisa, sobre praticas sociais de leitura, Soares (2003), Sousa (2002), Kleiman (2008) e Kock e Elias (2008); quanto aos estudos sobre o genero diario de leitura, tomamos como base os estudos de Buzzo (2017), Machado (1998), Liberali (1999) e Remedios (2017); quanto a motivacao e aprendizagem, Maslow (1978), Paiva e Lourenco (2009), Sampaio (2009) e Tapia e Fita (2011). A investigacao, de natureza aplicada e intervencionista, estruturou-se em tres etapas: a sondagem inicial (02 aulas); o plano de intervencao pedagogica (22 aulas); e a sondagem final (02 aulas). Os resultados da pesquisa apontaram que o plano de intervencao atingiu de maneira satisfatoria o objetivo principal do trabalho no que concerne a contribuicao para a formacao leitora de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, mediante utilizacao do diario de leitura como instrumento motivador para o desenvolvimento de praticas leitoras, uma vez que os discentes puderam se constituir sujeitos de seu dizer, fazendo uso de um espaco identitario e singular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2312381 - EDILEIDE DE SOUZA GODOI