PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOAO BATISTA CONDADO DE MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO BATISTA CONDADO DE MATOS
DATA: 22/02/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AVALIANDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO PROCESSO DE LEITURA NOS CICLOS FINAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Avaliação e leitura. Educação de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tratou dos processos avaliativos de leitura na Educacao de Jovens e Adultos. Apresentou como objetivo geral compreender como a avaliacao praticada pelos professores de Lingua Portuguesa dos ciclos finais da EJA contribui para o desenvolvimento da competencia leitora do aprendiz desse segmento. Como objetivos especificos dessa pesquisa, tivemos: analisar como professores da EJA concebem o tema “avaliacao das aprendizagens”; analisar como estudantes desse segmento escolar veem a “avaliacao das aprendizagens” praticadas pelos professores com a leitura nas aulas de Lingua Portuguesa e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes no processo da “avaliacao das aprendizagens” da leitura nessas turmas. As referencias teoricas se construiram a partir do eixo Leitura: Kleiman (2008), Koch (2006), Sole (1998), nas orientacoes dos PCNs LP, (1997/98) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional 9.394/96. Ja no eixo Avaliacao das Aprendizagens: Arredondo e Diago (2009), Barros (1990), Cagliari (1996), Freire (1998), Jolibert (1994), Luckesi (1996), Perrenoud (1991). No aspecto metodologico, a pesquisa foi estruturada na abordagem qualitativa, por meio de um trabalho de campo na pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos ou procedimentos de coleta de dados como: a observacao participante, a roda de conversa, a analise documental e o questionario. A analise de dados ocorreu por meio da analise de conteudo. Foram participantes da pesquisa um professor e uma professora, e o autor da pesquisa alem de uma turma do Ciclo IV da educacao de Jovens e Adultos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Municipio de Cabedelo (PB), porem ocorreu a participacao de outras duas escolas uma no Municipio de Cabedelo (PB) e outra no Municipio de Joao Pessoa (PB), em que tivemos a colaboracao dos professores mencionados. Apos as construcoes da Metodologia e o caminhar da pesquisa, foram apresentadas as analises do questionario e das rodas de conversa, e do processo de intervencao com o trabalho com os descritores da Prova Brasil a partir das charges, quadrinhos e texto narrativo. A analise dos dados ocorreu atraves da analise de conteudo e assim conseguimos fazer uma tessitura entres os objetivos e os dados coletados durante a pesquisa. Os resultados das analises apontaram que os professores veem a avaliacao das aprendizagens como um instrumento eficaz, porem aplicam-na de maneira assistematica, gerando nos aprendizes, uma sensacao de medo da avaliacao. Diante desse quadro, ocorre as dificuldades enfrentadas pelos professores de Lingua Portuguesa e a mais significativa para eles e a falta de interpretacao e compreensao da leitura por parte dos aprendizes e, nesse ponto, desenvolvemos estrategias de intervencao para amenizar essa dificuldade e propor caminhos para melhorar essa competencia atraves dos descritores da Prova Brasil o que possibilitou aos participantes um excelente desenvolvimento na competencia leitora dos generos trabalhados e a minimizacao das dificuldades apontadas pelos professores na avaliacao da leitura. Por fim, apresento como sugestao aos (as) professores (as) uma sistematizacao de possibilidades de proposta de trabalho com os descritores em charges, quadrinho e texto narrativo na Educacao de Jovens e Adultos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES