PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JANICLEIDE SILVA GOMES

DISCENTE: JANICLEIDE SILVA GOMES
DATA: 26/02/2018
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO E MEDIAÇÃO DO ENSINO DE LEITURA: um estudo sobre a consciência leitora no 5o ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Ensino. Estratégias metacognitivas de leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A aquisicao da leitura comeca desde a mais tenra idade, no entanto, ao chegarem ao 5o ano do Ensino Fundamental, os alunos nem sempre apresentam um nivel de compreensao leitora satisfatorio. Tal fato e constatado em sala de aula, mas tambem a partir dos resultados apresentados pelo Indice de Desenvolvimento da Educacao (IDEB),com a aplicacao da Prova Brasil. Os resultados deste exame indicam que um numero significativo de alunos concluintes desse nivel de ensino ainda nao adquiriram habilidades leitoras suficientes para a compreensao dos textos. Diante desse fato, nos perguntamos: Como ampliar a competencia leitora dos alunos, de modo a torna-los sujeitos criticos e reflexivos? Essa questao de pesquisa nos conduziu a definicao do seguinte objetivo geral para o estudo: contribuir para a ampliacao da competencia leitora dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande-PB. O referencial teorico sobre leitura que ampara o estudo pauta-se em trabalhos de pesquisadores como: Leffa (1996,1999), Kleiman (2013), Koch e Elias (2015) Sole (1998), Tomitch (2007), dentre outros. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como pesquisa-acao de cunho qualitativo e quantitativo, e foi realizada em uma turma composta por vinte e seis (26) alunos, dos quais apenas vinte e quatro (24) participaram dos tres procedimentos metodologicos. Primeiro, aplicamos uma atividade diagnostica inicial, com 15 questoes seguidas de protocolos de leitura, que requeriam o dominio das habilidades relativas ao Topico I da Matriz de Referencia da Prova Brasil (BRASIL,2008) para o 5o ano. A partir dos resultados obtidos, aplicamos um Plano de Intervencao Pedagogica (PIP) com o intuito de trabalharmos as estrategias metacognitivas de leitura que possibilitassem aos alunos superar as dificuldades relativas aos dois descritores em que apresentaram menor percentual de acertos na avaliacao inicial: (D3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressao e (D11) Distinguir um fato da opiniao relativa a esse fato. Apos essa etapa, aplicamos a avaliacao diagnostica final, constituida tambem por questoes seguidas de protocolos de leitura, desta vez referentes, apenas, aos descritores D3 e D11. Os resultados da pesquisa apontam que o desenvolvimento de um trabalho sistematico com as estrategias metacognitivas de leitura em sala de aula contribui para a ampliacao das habilidades leitoras dos discentes.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO