PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA GENILDA SANTOS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GENILDA SANTOS DE SOUZA
DATA: 27/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA A PARTIR DE GÊNEROS MULTIMODAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Estratégias de leitura. Gêneros Multimodais.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O desenvolvimento da competencia leitora dos alunos deve abranger nao apenas o processo de decodificacao, mas a construcao de sentidos e a consciencia de que e preciso lancar mao de estrategias que os levem a compreender um texto. O que temos verificado, no entanto, e que a maioria dos nossos alunos ainda nao adquiriu muitas das habilidades e competencias leitoras. Uma parte expressiva deles consegue apenas localizar informacoes explicitas em textos curtos, de natureza multimodal. Diante disso, levantamos o seguinte questionamento: Que habilidades de compreensao leitora podem ser ensinadas a partir dos generos cartum, tirinha e HQ? Essa pergunta nos encaminhou ao objetivo geral desta pesquisa: contribuir para a formacao de leitores proficientes e criticos, ampliando-lhes a capacidade de compreender o texto a partir de suas multiplas linguagens. Com esse fim, alicercamos nossa pesquisa, especialmente, a luz dos estudos de Bakhtin (2011), sobre generos discursivos; de Rojo (2010), sobre genero e ensino de lingua materna; de Koch & Elias (2013), Leffa (1999) e Sole (1998), sobre a tematica da leitura; de Dionisio (2011), acerca da multimodalidade e dos “letramentos”; e de Vergueiro (2014) e Ramos (2016), sobre a linguagem e caracteristicas dos quadrinhos. Trata-se de um trabalho de natureza qualiquantitativa, de carater descritivo e intervencionista, no qual foram feitas atividades sequenciadas de leitura e compreensao, mediadas pelo professor, caracterizando-se, assim, como pesquisa-acao, tendo em vista que associa a pesquisa a pratica. Para a aplicacao do projeto de intervencao, percorremos tres etapas. Em primeiro lugar, elaboramos um instrumento de avaliacao diagnostica, tendo como base sete (7) descritores da Matriz de Referencia da Prova Brasil de Lingua Portuguesa do 5°ano, a fim de verificar quais descritores os alunos ainda nao conseguiam dominar. Depois, ministramos oficinas de compreensao leitora, com o intuito de melhorar a compreensao leitora dos alunos nos generos cartum, tirinha e HQ. Por fim, aplicamos uma segunda avaliacao diagnostica, com vistas a verificar os possiveis avancos alcancados pelos discentes. Os resultados apontaram que os alunos avancaram de forma significativa nas habilidades de localizar informacoes explicitas do texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressao; identificar o tema de um texto; identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuacao e de outras notacoes, bem como, consolidaram e avancaram nas habilidades de inferir uma informacao implicita em um texto, e interpretar texto com auxilio de material grafico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). Isso comprova que a escola precisa, alem de incentivar o habito da leitura, ensinar a ler, apontar caminhos (estrategias) para que nossos alunos compreendam os varios generos que circulam socialmente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA