PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: SILMARA APARECIDA RODRIGUES

DISCENTE: SILMARA APARECIDA RODRIGUES
DATA: 27/02/2018
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA - Uma prática com Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário, EJA, Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A literatura propicia, alem de fruicao, o conhecimento de variados temas, por vezes proximos a realidade imediata, por vezes distantes, mas sempre uma oportunidade para a reflexao e a ampliacao da percepcao do mundo. A Educacao de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, requer atividades que atendam a um alunado caracterizado por irregular frequencia as aulas e defices na aprendizagem de leitura e escrita. Dessa forma, por se compreender a literatura como essencial ao ensino-aprendizagem de lingua portuguesa; a escola como fundamental no processo de apreensao das especificidades dos textos literarios; e a EJA como modalidade de ensino tambem com necessidades especificas, busca-se fomentar a leitura literaria em um ciclo IV da EJA por meio da obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Nessa narrativa em forma de diario, a escritora relata seu cotidiano como mae solteira e catadora de papel na Favela do Caninde, periferia de Sao Paulo. Alem disso, ao integrar a chamada literatura marginal/periferica, a escritora e sua obra denunciam o apagamento a que alguns sujeitos estao suscetiveis na sociedade brasileira. Esta proposta de trabalho pedagogico consiste, entao, de pesquisa bibliografica para fundamentar a analise da obra literaria (SANTOS, 2009; SOUZA, 2012); a concepcao da EJA como modalidade especifica de ensino (ARROYO, 2005); e a elaboracao de uma sequencia basica de letramento literario (COSSON, 2014). Metodologicamente, a proposta de intervencao se constitui como pesquisa-acao (THIOLLENT, 1996), pela interacao entre professora-pesquisadora e estudantes, adotando abordagem descritiva da intervencao pedagogica, cujos procedimentos compreendem realizacao de sequencia basica para o letramento literario, alem de observacao e analise da producao de diarios de leitura (BUZZO, 2010; MACHADO, 2005) por parte dos/as estudantes da EJA. A analise das producoes indica que o exercicio da escrita de diarios de leitura pode contribuir para a expressao de pontos de vista mais criticos e para a apreensao da linguagem literaria por meio da valorizacao da subjetividade leitora.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES