PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELIETE ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIETE ALVES DOS SANTOS
DATA: 27/02/2018
HORA: 09:30
LOCAL: CCAE Mamanguape
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, A PARTIR DOS CONTOS DOS CADERNOS NEGROS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário, Lei nº. 10.639/2003, Literatura Afro-Brasileira.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho visou oportunizar o letramento literario, nas series finais do ensino fundamental, a partir da selecao dos contos “Os donos das terras e das aguas do mar”, de Celinha; “O buraco negro”, de Cristiane Sobral e “Obsessao”, de Sonia Fatima. Esses textos abordam a tematica da identidade negra e evocam uma importante representacao literaria a ser compartilhada na escola. Sao narrativas que integram os Cadernos Negros, coletanea de contos e poemas que, desde 1978, tem colaborado para dar visibilidade a Literatura produzida por afrodescendentes no Brasil. Com base na leitura dos contos, buscamos favorecer a representacao positiva da identidade negra por meio da humanizacao promovida pelo texto literario, seguida de socializacao do conhecimento sobre a Literatura afro-brasileira e, em especial, dos Cadernos Negros, numa escola localizada no municipio de Caxias (MA). Autores como Candido (2004), Santos (2001), Duarte (2008) e Fonseca (2006), fazem parte da fundamentacao teorica. No desenvolvimento desta proposta de trabalho, foram observados o plano de implementacao da Lei nº. 10.639/03, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relacoes Etnico-Raciais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular. Como proposta de intervencao, utilizamos a sequencia basica e a formacao de circulos de leitura, ambos propostos por Rildo Cosson (2014a; 2014b), bem como gincana literaria sobre a Literatura afro-brasileira. A partir dos resultados apresentados pela comunidade escolar, percebemos a importancia da insercao da Literatura afro-brasileira para suscitar reflexoes e ampliar os horizontes de leitura literaria dos alunos. Esperamos, com isso, dar importantes passos para o cumprimento da supracitada lei no que se refere ao ensino de Literatura no 9° ano do Ensino Fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo à Instituição - ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA