PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: CLEBER TOURINHO DE SANTANA

DISCENTE: CLEBER TOURINHO DE SANTANA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Mamanguape/ Paraíba
TÍTULO: A Variação Linguística na Educação Fundamental: Reconhecendo e Respeitando a Heterogeneidade da Língua Portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística. Português do Brasil. Língua Materna. Educação Linguística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tem como objetivo apresentar a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental os fundamentos da variacao e heterogeneidade do Portugues Brasileiro por meio de oficinas que envolvam os principios da sociolinguistica, aplicadas na propria comunidade escolar. Justifica-se este estudo pela urgencia na superacao do atual panorama do ensino baseado na simples transmissao de conhecimento, focando na variacao e heterogeneidade linguisticas, colaborando, assim, com a construcao da cidadania do educando, ao incentivar o reconhecimento da heterogeneidade intrinseca a sociedade brasileira. Para tanto, recorre-se aos estudos sociolinguisticos variacionistas para a compreensao da heterogeneidade das linguas naturais, como os de Labov (1997; 2008); Lucchesi (2001; 2015) e Naro (2008), assim como os principios e especificidades mais aplicaveis a educacao, presentes em Bortoni-Ricardo (2005); Bagno (2006; 2007; 2013) e Castilho (2004). Discute-se a artificialidade do ensino de lingua materna quando este se torna somente a reproducao do discurso normativista hegemonico, em que as identidades linguisticas dos alunos sao minoradas pela imposicao de um padrao normativo socialmente aceito, pautado no pensamento elitista, segregacionista, no rebaixamento valorativo das variantes nao padrao e no preconceito linguistico. A pesquisa se utilizou do paradigma qualitativo, intervencionista e interpretativista, por meio de uma pesquisa-acao sociolinguisticamente orientada, tendo sido realizada em uma escola publica municipal da cidade de Joao Pessoa, PB, com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 a 14 anos. A coleta de dados foi feita por meio da aplicacao de 8 oficinas pedagogicas articuladas em tres etapas modulares, num total de 23 aulas, tendo como ponto de partida as vivencias do dia a dia do educando, aliando-se teoria e pratica para o alcance dos objetivos pedagogicos, sendo, por isso, adaptaveis as realidades nas quais foram aplicadas. A interpretacao dos dados foi feita com base nos registros do caderno de campo digital, com analise das conquistas e desafios, dos avancos e dificuldades, refletindo etnograficamente sobre as acoes pedagogicas aplicadas. Conclui-se que com a substituicao de aulas eminentemente expositivas com foco apenas na gramatica normativa pela utilizacao de atividades pedagogicas produtivas e contextualizadas, os estudantes se tornam mais propensos a compreender a lingua portuguesa em uso como heterogenea e variavel, minorando a avaliacao negativa a respeito das variedades nao padrao e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania linguistica dos alunos envolvidos.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES