PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TATIANE MACIEL DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE MACIEL DA ROCHA
DATA: 26/02/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Mamanguape (UFPB- Campus IV)
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA PESQUISA ESCOLAR NA INTERNET: UMA RELAÇÃO MEDIADA PELO PROFESSOR
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa escolar. Informação. Conhecimento. Letramento digital. Gêneros discursivos/textuais.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A pesquisa escolar sempre foi uma pratica recorrente nas salas de aula, tanto academicas, como da educacao basica. Realizada pelos alunos nas bibliotecas, em suportes analogicos, livros, enciclopedias, revistas, jornais; hoje, desenvolvida com maior frequencia na internet. Entretanto, observa-se que, independente do suporte no qual se realiza essa atividade, ha pouco aproveitamento deste tipo de atividade em relacao a construcao do conhecimento por parte do aluno e a funcionalidade da atividade no contexto escolar. Um dos aspectos que aprimoraria a aplicacao, a execucao e o aproveitamento deste tipo de exercicio seria uma orientacao mais precisa por parte do professor que, necessariamente, deve se apresentar ao aluno “como um parceiro na construcao do conhecimento” (NININ, 2008, p. 20). Elencam-se algumas razoes que se julgam motivadoras para a pouca funcionalidade destes exercicios na escola: a possibilidade de os professores terem pouca habilidade e/ou familiaridade com a pratica da pesquisa; pouco letramento digital dos docentes para uma orientacao mais precisa da atividade, quando realizada, exclusivamente, na internet; compreensao insuficiente sobre a funcionalidade dos generos discursivos/textuais nos quais a atividade culminara. Buscando redefinir essa pratica, este trabalho tem como tem como objetivo geral propor estrategias que auxiliem os docentes do Ensino Fundamental na producao de suas propostas de pesquisa escolar repassadas em sala de aula. E como objetivos especificos, identificar nos planos de ensino dos professores o papel exercido pela pesquisa; verificar nos enunciados destas atividades quais orientacoes os docentes repassam aos alunos para a realizacao do exercicio quando este e desenvolvido em ambiente virtual; verificar mediante as respostas do questionario como os professores compreendem as atividades de pesquisa e a internet enquanto suporte para a realizacao destes exercicios; e observar a compreensao que estes docentes tem dos generos discursivos/textuais essenciais na finalizacao da atividade de pesquisa. Para a realizacao deste trabalho, recorreu-se aos estudos Gil (2010) e Oliveira (2005) sobre a pratica da pesquisa; de Bagno (2014) e Demo (2012), (2015), ressaltando a importancia do professor pesquisador, orientador, mediador dessa pratica; os posicionamentos de Coscarelli (2016) e Ribeiro (2009) a respeito de letramento digital; e Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008), tratando dos generos discursivos/textuais; dentre outros. Trata-se de uma pesquisa documental/exploratoria de cunho etnografico, trazendo uma abordagem quanti-qualitativa dos dados coletados e um manual com algumas estrategias que oriente o professor do Ensino Fundamental na elaboracao de suas propostas de pesquisa escolar solicitadas aos alunos em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA