PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: ROSA SEVERINA DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: CCAE -Mamanguape
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: a construção de sentidos no processo de ensino-aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Anúncio Publicitário. Estratégias argumentativas. Sequência didática. Ensino de Produção Textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Argumentar e uma necessidade do individuo que, como ser racional e social, em diversas situacoes tenta influenciar ou mudar o comportamento do outro. Assim a proposta deste trabalho esta voltada para a producao textual do genero anuncio publicitario, texto multimodal, propicio para o aparecimento de diferentes estrategias argumentativas, em razao de sua funcao social: vender bens ou servicos, divulgar valores, crencas ou ideologias, visando sempre o convencimento ou a persuasao. Tal genero textual/discursivo e encontrado nos livros didaticos, mas sua utilizacao, quase sempre, se restringe a apresentacao de assuntos gramaticais, dai a necessidade de um trabalho pedagogico mais voltado para a leitura e a escrita dos anuncios, considerando seus aspectos semantico-discursivos. Para tal, aportamo-nos em teoricos como Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch (2014). No que se refere, principalmente, ao genero anuncio publicitario, tivemos como base os estudos de Gonzales (2003), Carvalho (1996), Santos (2005) e Nicolau (2005). Para tratar do aspecto da multimodalidade no genero anuncio publicitario, recorremos aos estudos de Kress & van Leeuwen (1996) e Dionisio (2013). No que concerne a argumentatividade do genero, recorremos aos estudos de Fiorin (2016), Ducrot (1987) e Nascimento (2012), e ainda a Dolz, Schneuwly & Noverraz (2011), no que tange ao procedimento da sequencia didatica, entre outros estudiosos que se fizeram necessarios ao longo da investigacao. Este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada na zona sul de Joao Pessoa, com o objetivo de investigar o processo de ensino-aprendizagem da producao textual do genero anuncio-publicitario, considerando suas caracteristicas linguistico-discursivas, a partir da didatizacao do referido genero. A presente pesquisa, de natureza aplicada e carater intervencionista, teve como corpus de investigacao a primeira e ultima versao dos textos produzidos pelos alunos. As atividades de intervencao foram planejadas a partir dos problemas identificados na versao inicial. Foram detectados problemas relacionados a estrutura do genero em estudo, a informatividade e a argumentatividade, a linguagem visual, a linguagem verbal e ao padrao culto da lingua, os quais foram trabalhados, nos modulos, com o proposito de aprimorar a capacidade de escrita dos alunos, na producao final. O procedimento didatico-pedagogico adotado conduziu o aluno a reflexao-acao-reflexao, no que diz respeito a escrita e, consequentemente, contribuiu para o desenvolvimento de estrategias argumentativas e da competencia linguistico-discursiva.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU