PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: DIANE SOARES MARINHO

DISCENTE: DIANE SOARES MARINHO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA RESSIGNIFICADAS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Projeto de Letramento. Gêneros Textuais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este trabalho, intitulado Praticas de leitura e de escrita ressignificadas na escola: uma proposta de letramento, discute a importancia de inserir os nossos aprendizes da educacao basica em praticas situadas de leitura e de escrita que possam contribuir nao apenas para o desenvolvimento de habilidades sociocomunicativas e linguisticas, mas para um efetivo exercicio da cidadania. Desenvolvido em uma turma de 9º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Rita-PB, esta investigacao apresenta como objetivo geral avaliar de que forma uma proposta de intervencao baseada na aplicacao de um projeto de letramento pode contribuir para o uso da leitura e da escrita como instrumento de acao social no enfrentamento de adversidades vivenciadas pelos alunos dentro e fora da escola. A pesquisa mostra-se relevante, a medida que permite aos seus participantes o envolvimento em atividades de praticas letradas, maior participacao em tomadas de decisao e planificacoes de acoes comuns ao cumprindo dos objetivos almejados por eles no desenvolvimento do projeto Forca Jovem: nosso jeito de fazer cidadania. Para atender as expectativas acerca de direitos e conquistas, a producao escrita dos generos textuais carta de solicitacao e carta aberta torna-se um instrumento mediador na resolucao de situacoes-problema vivenciadas pelos agentes de letramento. Por se tratar de uma investigacao de natureza qualitativa, as acoes, imbricadas no contexto deste estudo, tem seus resultados analisados de forma interpretativa, analitica e descritiva, a partir do metodo da pesquisa-acao, embasada de acordo com os estudos de Bortoni-Ricardo (2008); Engel (2000); Thiollent (1996). Acerca da perspectiva sociointeracionista da linguagem e do estudo dos generos discursivos/textuais, fundamentamos a nossa investigacao em Vygotsky (2007); Bakhtin (2011); Antunes (2003); Marcuschi (2008, 2010); Passarelli (2012); e nos documentos oficiais, como os Parametros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, 1998). Concernente ao estudo da leitura e da escrita enquanto pratica social, embasamos nosso trabalho a partir das concepcoes de Matencio (2005); Lerner (2002); Kock e Elias (2015); Lopes (2006). Para subsidiar nossa descricao e analise acerca do letramento e projeto de letramento, retomamos as contribuicoes de Kleiman (1995; 2000); Oliveira (2008, 2010); Oliveira, Tinoco e Santos (2014); Rojo (2000; 2001); Soares (2014); Street (2014); Tinoco (2008). Os resultados obtidos nesse estudo revelam que as praticas situadas de leitura e de escrita, inseridas em um projeto de letramento, promovem nao apenas uma atuacao mais engajada e participativa dos discentes, como tambem um avanco em suas habilidades sociocomunicativas e uma maior proficiencia na producao de textos escritos. Ademais, constatamos ainda que o envolvimento com a tematica social acerca dos problemas vivenciados na escola e na comunidade tornou o processo de intervencao algo dinamico e colaborativo, uma vez que resolver a situacao-problema torna-se um objetivo comum a todos os envolvidos.
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO