PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA NASCIMENTO CALIXTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA NASCIMENTO CALIXTO
DATA: 07/03/2018
HORA: 10:30
LOCAL: CCAE -Mamanguape
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ABAIXO-ASSINADO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Abaixo-assinado. Estratégias argumentativas. Sequência didática. Ensino e aprendizagem de escrita.
PÁGINAS: 71
RESUMO: As necessidades da educação formal, na sociedade contemporânea, estão cada vez mais relacionadas às diferentes esferas sociais: trabalho, político, econômico, educacional e pessoal; e, por essa razão, a escola precisa diversificar o ensino de leitura e produção de diferentes gêneros discursivos, de modo a incluir, por exemplo, aqueles relacionados ao mercado de trabalho, como os gêneros formulaicos. Por esse motivo, propomos uma investigação cujo objetivo principal é descrever e analisar o processo de ensino-aprendizagem da produção escrita do gênero abaixo-assinado, a partir da abordagem das sequências didáticas. Para a nossa fundamentação teórica, utilizaremos Bakhtin (2010), Marcuschi (2010; 2008), Koch (2011), para os estudos dos gêneros discursivos, e Noverraz, Dolz e Shneuwly (2004; 2011), no que se refere ao procedimento da sequência didática. Além disso, utilizaremos, para trabalhar especificamente com o gênero abaixo assinado, Rodriguez (2005), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza aplicada, de caráter intervencionista. Também se caracteriza como pesquisa-ação, uma vez que será investigado o nosso fazer pedagógico. Terá como corpus de análise textos produzidos pelos alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Mamanguape, Paraíba. A partir de uma produção inicial diagnóstica, serão identificados os problemas na primeira versão escrita destes alunos, levando em consideração o contexto social da escrita e os elementos constitutivos do gênero discursivo trabalhado. Em seguida, será realizada a intervenção didática, de caráter modular. Posteriormente, verificaremos se as atividades intervencionistas foram eficazes na superação das dificuldades apresentadas pelos alunos, ou seja, refletiremos sobre a intervenção realizada a fim de identificar até que ponto ela foi eficiente para o processo de ensino de escrita do gênero abaixo-assinado e, por fim, produziremos um manual pedagógico sobre o gênero em estudo, com fins didáticos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo ao Programa - 2655533 - ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS