PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA EMANUELLE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA EMANUELLE DOS SANTOS
DATA: 07/03/2018
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO BIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Textualidade. Competência escrita. Biografia
RESUMO: Nossa prática docente tem revelado que há um número significativo de alunos que conclui o Ensino Fundamental II apresentando uma competência escrita insatisfatória, evidenciando problemas não só de ordem linguística, mas também de ordem textual e discursiva. Tal constatação nos levou ao seguinte questionamento: como levar os alunos a refletirem sobre suas próprias produções e assim produzirem textos proficientes? Diante dessa problemática, o presente estudo tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência escrita de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada na cidade de João Pessoa – PB, a partir do trabalho com os fatores responsáveis pela textualidade. Para embasar teoricamente a pesquisa, fundamentamo-nos na concepção de gêneros discursivos, segundo Bakhtin (2010), em que a linguagem se constitui como elemento fundamental de construção sócio-histórica de sujeitos em interação; nos estudos sobre o gênero biografia desenvolvidos por Porto (2009), na noção de escrita a partir de Antunes (2003, 2005), Koch e Elias (2017), Geraldi (2011) e Marcuschi (2008), que compreendem o texto como um evento, constituído em situações concretas de interação comunicativa para ser processado por interlocutores reais; e, especificamente, na noção de textualidade proposta por Costa Val (2016), apresentada como um conjunto de características que fazem do texto um texto e não apenas um aglomerado de frases soltas. Quanto aos tipos de correção textual, abordaremos as propostas de Serafini (2004), com ênfase na correção textual-interativa, proposta por Ruiz (2015). A pesquisa é de natureza intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Partiremos das primeiras produções dos alunos com o gênero biográfico para aplicarmos atividades de reescrita que levem em consideração os fatores de textualidade, numa perspectiva de correção textual- interativa, que se dará por meio de tag insights.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO