PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA BETÂNIA CAVALCANTI PAREDES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA BETÂNIA CAVALCANTI PAREDES OLIVEIRA
DATA: 07/03/2018
LOCAL: CCAE -Mamanguape
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRÔNICAS: uma proposta para o desenvolvimento da argumentatividade de alunos do 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de escrita. Didatização. Gênero crônica. Argumentação
RESUMO: O ensino da língua portuguesa precisa dar maior ênfase à produção textual, visto que tal atividade promove o desenvolvimento de diversas competências dos discentes; estes, por sua vez, necessitam de uma metodologia que contemple o ensino dos gêneros textuais de forma prática e eficiente. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa enfocará à produção do gênero crônica, o qual, acreditamos, poderá contribuir com o desenvolvimento da criticidade do aluno, além do mais, o trabalho com o referido gênero favorece o desenvolvimento de suas habilidades argumentativas, em razão de promover a reflexão sobre temas do cotidiano. Em nossa prática docente, temos observado, no entanto, que os discentes têm dificuldade de produzir o referido gênero, uma vez que não conseguem utilizar estratégias de argumentação eficazes para respaldar suas ideias. A investigação parte do seguinte questionamento: de que maneira uma experiência didática de produção textual do gênero crônica, com base nas sequências didáticas, pode contribuir com o desenvolvimento da criticidade e da capacidade de argumentação do aluno em relação ao meio social, no qual está inserido? Para responder a esse questionamento, definimos o seguinte objetivo geral: realizar uma investigação de caráter intervencionista com o propósito de instrumentalizar os alunos do 9º ano para a produção do gênero crônica, com foco no desenvolvimento da competência argumentativo-discursiva desses alunos. Como aporte teórico, para fundamentar esta pesquisa, valemo-nos dos estudos de Bakhtin (2010), Koch (2014) e Marcuschi (2008), para discorrer sobre os gêneros; quanto ao ensino da língua, nas considerações de Antunes (2003); acerca da teoria da argumentação, nos estudos de Ducrot (1987) e Nascimento (2015). Quanto à aplicação da pesquisa, seguiremos o experimento de caráter modular, com as sequências didáticas, dos teóricos, Dolz, Schneuwly & Noverraz 2004). De natureza intervencionista, aplicada e descritiva, esta pesquisa constitui-se numa pesquisa-ação, a qual terá como corpus para investigação a primeira e a última versão dos textos produzidos pelos discentes.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES