PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO JOSÉ SOUSA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO JOSÉ SOUSA DE ANDRADE
DATA: 08/03/2018
LOCAL: ccae mamanguape
TÍTULO: A CONTÍSTICA DE OSMAN LINS: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Osman Lins. Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: A literatura tem sido relegada consideravelmente na educação básica brasileira nas últimas décadas . A escola não tem privilegiado como deveria a leitura dos cânones literários, fazendo deles apenas suportes e pretextos para análises gramaticais e estruturais da língua. Sendo assim, intervenções que reforcem a ideia da literatura como meio de transformação e construção identitária do indivíduo fazem-se necessárias no âmbito escolar. A ficção do escritor Osman Lins, por seu caráter universal e sua linguagem clara e direta, é um exemplo da força expressiva necessária para tais ações. A unidade escolar em que o autor um dia estudou e que hoje possui turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), carentes de vivências literárias relevantes, necessita de uma intervenção que humanize por meio da apropriação da linguagem, da reinterpretação da realidade e da identificação. Apesar de cultuar o nome de Osman Lins, enquanto filho da terra e exemplo canônico de boa literatura, sendo motivo de orgulho e referência na cidade, os estudantes de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, não vivenciam seus textos de fato em sala de aula e desconhecem a sua obra por não possuirem o hábito da leitura dos cânones. Com o objetivo de contribuir para a formação do leitor de literatura na escola e de proporcionar o letramento literário em turmas da EJA, através dos contos “Reencontro”e “A Partida” de Osman Lins, a presente pesquisa possui caráter qualitativo e natureza interventiva, caracterizando-se como pesquisa-ação. A metodologia escolhida para a intervenção é a sequência básica de Rildo Cosson (2006). Os outros aportes teóricos contemplam Cândido (2004), Perrone-Moisés (2006), Zilberman (2009), Todorov (2009) entre outros.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES