PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES
DATA: 23/03/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O APRIMORAMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de escrita. Gênero conto. Produção textual.
PÁGINAS: 41
RESUMO: Durante muitas décadas o ensino da língua materna no Brasil esteve centralizado na gramática normativa com vistas à assimilação das regras da norma culta. Nessas circunstâncias, a produção textual ocorria de forma descontextualizada da realidade dos alunos, sem funcionalidade, e por isso, desinteressante. Partindo desse pressuposto, este estudo focará a produção textual do gênero conto de ficção científica aspirando contribuir para o aprimoramento da competência escrita dos alunos, valendo-se da criatividade das narrativas ficcionais. O estudo parte do seguinte questionamento: como uma experiência de intervenção mediante uma sequência de atividades de produção textual do gênero de ficção científica segundo as sugestões didáticas de Lopes Rossi (2011) pode contribuir para o desenvolvimento da competência escrita de alunos? Para responder a esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral desse estudo: efetivar um estudo etnográfico e intervencionista com o propósito de instrumentalizar os alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Pitimbu- PB para a produção textual do gênero conto de ficção científica, com foco no aprimoramento da competência escritora desses alunos. Para fundamentação teórica desse estudo, aportar-nos-emos em Bakthin (2011), Cavalcante (2017) e Marcuschi (2008), para discorrer sobre os gêneros. No que diz respeito à pesquisa qualitativa e ao processo etnográfico recorreremos aos estudos de Bortoni-Ricardo (2008) e a Lopes Rossi (2011) para a proposta de atividades didáticas sequenciadas. No que se refere ao ensino da produção escrita na sala de aula, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2009), Cavalcante (2017), Koch e Elias (2017), Marcuschi (2008). No que se refere ao gênero conto, utilizaremos os estudos de Gotlib (1990), Júnior (1972).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES