PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRA MORAIS MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA MORAIS MAIA
DATA: 23/03/2018
LOCAL:
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO FOLDER: DE OBJETO DE ESTUDO A INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Gênero folder. Prática social.
RESUMO: Desempenhando o papel de professora de língua portuguesa, preocupada com o processo de aprendizagem dos alunos, os quais muitas vezes se revelam indiferentes em aprender e, consequentemente, demonstram dificuldades em produzir textos, almejamos com a presente pesquisa associá-la ao fazer pedagógico, por intermédio de práticas efetivas de leitura e de produção escrita que façam sentido para os aprendizes. Atuando como cidadã crítica e refletindo acerca da situação alarmante, que diz respeito às doenças ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em que se encontra a cidade de Fortaleza, principalmente a comunidade na qual a escola em que a professora-pesquisadora leciona está inserida. Nesse sentido, e considerando que a instituição educacional precisa possibilitar ao educando a aquisição da linguagem a partir da diversidade dos gêneros discursivos/textuais que circulam na sociedade, escolhemos trabalhar com o gênero folder, pois acreditamos que por ser multimodal, os discentes aprendem melhor quando há a presença simultânea de pelo menos duas semioses, a verbal e a imagética. Diante disso, promoveremos momentos de esclarecimento acerca das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, fomentando atitudes de prevenção ao mosquito, bem como a sua proliferação visando o não acometimento de enfermidades por ele ocasionadas. Cremos que o caráter educacional sobre a incidência dessas doenças está relacionado com o nível de urbanidade da população, pois quanto mais instruída e conscientizada esta for, menor será a probabilidade de proliferação do mosquito. Dessa forma, o estudo em tela, de natureza qualitativa, com base na vertente etnográfica, objetiva investigar se o gênero folder, pode ser utilizado como objeto de estudo, visando aprimorar a habilidade de produção escrita para a prática no contexto social em uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Mediante atividades sequenciadas, buscaremos produzir junto aos discentes, folders sobre as formas de proliferação do mosquito e os meios de prevenção. Esperamos com o estudo, que os alunos consigam produzir textos informativos e de conscientização sobre o problema existente, podendo assim, intervir como agentes de saúde em suas vizinhanças, uma vez que o gênero folder, frente à tal contexto, inclui-se muito bem na esfera social. Para tanto, como aporte teórico nos fundamentaremos em autores como Bakhtin (2011), Rojo (2005), Lopes-Rossi (2011), Rodrigues (2014), Oliveira (2013), PCN (1998), Bortoni-Ricardo (2008), dentre outros.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI