PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO AQUINO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO AQUINO MELO
DATA: 28/03/2018
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: Era uma vez no YouTube: o formato audiovisual das fábulas como instrumento pedagógico à formação de escritores proficientes
PALAVRAS-CHAVES: TIC. YouTube. Fábulas. Escritores proficientes.
RESUMO: É indiscutível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com seus dispositivos eletrônicos e digitais têm trazido enormes benefícios aos mais diversos segmentos da sociedade humana, inclusive no campo educacional apesar de sua resistência a elas. Graças as TIC, distâncias geográficas, sociais e culturais já não mais se afiguram como muros intransponíveis no processo dialógico entre os indivíduos. Assim, por acreditarmos na importância dos recursos midiáticos para os processos educativos, nosso trabalho de pesquisa terá por objetivo geral formar escritores proficientes em sequências textuais narrativas dos 6º anos de uma escola municipal de João Pessoa/PB a partir do uso das fábulas em seu formato audiovisual veiculadas pelo YouTube. Para tanto, será adotado o estudo de natureza etnográfica e como procedimentos metodológicos com vistas à delineação do diagnóstico e, por conseguinte, da ação interventiva mais adequada à consecução daquele objetivo, faremos uso de entrevistas, observações e descrições no intuito de levantarmos os dados necessários ao desenvolvimento do trabalho em apreço. Esperamos, pois, ao término do estudo, que o emprego desses dois recursos pedagógicos nas aulas de Português possa resultar em um aprimoramento da produção escrita discente, na medida em que o traço lúdico neles presente os distancia um pouco do viés conservador do ensino tradicional, facilitando, desse modo, uma postura menos resistente dos educandos à produção escrita e, consequentemente, à formação de escritores proficientes. Como aporte teórico que irá alicerçar nosso trabalho, teremos – dentre outros –, Bakhtin (2003), Marcuschi (1983, 1997 e 2007), Kleiman (1995 e 2005-2010), Soares (1998 e 2003), Higounet (2003), Marcuschi e Dionísio (2007), Kato (1993); Fávero e Koch (1994), Koch e Travaglia (1989), Koch (1997), Fávero (2002), Cavalcante (2012), Lévy (2008 e 2009), Barton e Lee (2015), dentre outros.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI