PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAELLE KIARA OLIVEIRA DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICAELLE KIARA OLIVEIRA DE MELLO
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Mamanguape/ Paraíba
TÍTULO: A RETEXTUALIZAÇÃO DO TEXTO ORAL PARA O TEXTO ESCRITO E O RESGATE DA MEMÓRIA SOCIAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento e Ensino. Gêneros orais formais. Regate histórico. Retextualização.
RESUMO: O ensino de Língua Portuguesa tem como função social possibilitar a compreensão e o domínio dos usos da linguagem nas variadas situações sociais e nos diferentes propósitos comunicativos. Um dos caminhos para se alcançar esses propósitos pode ser através do desenvolvimento de um trabalho com a retextualização de textos orais e escritos, gerando compreensão sócio-pragmática destes gêneros a partir dos diferentes contextos nos quais eles estão inseridos. Nossa proposta consiste em um projeto a partir de um gênero oral formal - pois os da vida privada cotidiana nós já dominamos - mostrando para os alunos a relação entre a oralidade e a escrita como um contínuo no qual as mudanças da modalidade oral para a escrita ou da escrita para a oral envolvem operações que merecem ser estudadas. Diante disso, o objetivo geral desse projeto é descrever e analisar uma proposta de trabalho realizada com alunos do 7o ano a partir da retextualização do oral (através do gênero entrevista) para o escrito (a partir do gênero relato) visando a um melhor conhecimento dos usos da língua e das mudanças ocorridas nesse processo, em contexto de resgate de histórias ligadas à memória da cidade de Itapororoca – PB. Também objetivamos: a) levar os alunos à reflexão sobre o uso da língua e de sua dinâmica social, por meio de práticas orais e escritas; b) conduzir uma prática pedagógica que possa ampliar o domínio do uso da linguagem oral e escrita por meio de exercícios de retextualização conforme modelo sugerido por Marcuschi (2010); c) produzir relatos por meio do contínuo oralidade-escrituralidade de histórias ligadas à memória da cidade de Itapororoca – PB, instrumentalizando os alunos a empreenderem práticas sociais a partir da realização da pesquisa e d) analisar, no texto final produzido pelos alunos, aspectos da retextualização do oral para o escrito a partir do modelo sugerido por Marcuschi (2010). Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Tinoco (2008), Rojo (2009) e Kleiman (2007) em relação ao letramento; Bakhtin (2010), Cavalcanti (2013) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre os gêneros discursivos; Hoffnagel (2010) e Reyzábal (1999) no que diz respeito ao gênero entrevista e Koch (2007), Matêncio (2001) e Marcuschi (2008/2010) em relação à fala e a escrita e processos de retextualização. De natureza qualitativa, a metodologia se dará, primeiramente, através de uma sondagem sobre o processo de retextualização do oral para o escrito através de exercícios. Em seguida, será proposta a atividade de entrevista com a finalidade de dar início ao trabalho de retextualização do oral para o escrito. Esta entrevista deve ser transcrita pelos alunos e servirá como texto-base para a retextualização no gênero relato, considerando a adequação da situação de produção que será um fotolivro, no qual reunirá histórias relacionadas à cidade de Itapororoca.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO