PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA GUALBERTO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA GUALBERTO RODRIGUES
DATA: 28/03/2018
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO E LEITURA DE FRUIÇÃO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Leitura de fruição. Estratégias de leitura.
RESUMO: Diante de uma constante disputa entre os meios tecnológicos, está o interesse pela leitura de livros que, cada vez mais, vem se distanciando dos adolescentes. Apresentar ao aluno a concepção de que o livro pode ser um meio de entretenimento e que é um bom instrumento para o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e pessoal é um grande desafio aos educadores que acreditam na importância da educação literária. Na vida das crianças e dos adolescentes, o professor é, muitas vezes, um dos principais condutores à descoberta do prazer que os livros podem trazer, é ele que oferece estímulos - por meio de estratégias de leituras – para o despertar do letramento literário nos estudantes. À vista dessa realidade, o estudo em tela objetiva desenvolver estratégias pedagógicas que envolvam a leitura de fruição em sala de aula, no intuito de instigar e introduzir os alunos na prática da leitura de livros, consequentemente, fazendo com que esses frequentem mais a biblioteca escolar. Dessa maneira, propomo-nos a desenvolver uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de caráter intervencionista, tendo como público-alvo alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no bairro Bancários, em João Pessoa/PB. Para tal, será desenvolvido um Projeto de Intervenção, que contará com atividades sequenciadas que envolverão a leitura de fruição de contos que despertará no aluno a vontade de ingressar no mundo literário. Esperamos com essa pesquisa alcançar resultados satisfatórios em relação à construção do interesse dos alunos pela leitura, principalmente a literária.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL