PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA DE OLIVEIRA AMARO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA DE OLIVEIRA AMARO
DATA: 23/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE MAMANGUAPE
TÍTULO: O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO CORDEL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Produção escrita. Gênero. Cordel.
PÁGINAS: 30
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo estudar e trabalhar o gênero Cordel, com alunos do 7 º ano do Ensino Fundamental, do turno diurno, de uma escola pública estadual, na cidade de Cajazeiras-PB. Procuramos, por meio de um trabalho organizado e planejado com os cordéis, despertar a sensibilidade dos alunos, como também aperfeiçoar a produção escrita desses educandos. O nosso desejo é motivar os discentes, mediante propostas educativas que contribuam, de maneira divertida, para a aprendizagem, por meio desse gênero textual. Observamos, no dia a dia, em nossas salas de aula, a enorme dificuldade dos alunos no que se refere ao processo de leitura e de escrita, especialmente no que diz respeito à produção textual. Dessa forma, despertaremos a conscientização sobre a importância da cultura popular nordestina para formação da cultura brasileira, através desses folhetos populares. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas diversas atividades com o gênero cordel, analisando e estudando as temáticas tratadas por poetas populares, observando os recursos estruturais e poéticos das narrativas. Dessa maneira, estaremos contribuindo para resgatar a literatura cordelista, a partir da formação de leitores e escritores conscientes da importância desse gênero, e, principalmente, da sua contribuição para a formação da cultura popular, refletindo, ainda, sobre as diferenças regionais, bem com suas variedades linguísticas. A pesquisa a ser realizada é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista, orientando a produção de cordéis por meio de atividades sequenciadas e mediadas pelo professor, caracterizando, assim, um projeto desenvolvido como pesquisa-ação. Pretendemos, como resultado deste projeto, a edição de um livro, em forma de cordel. Para nossa base teórica, trabalharemos, teoricamente, sob a orientação de Luyten (2005); Abaurre (2008); Queiroz (2002); Abreu (1999); Marcuschi (2010); Koch (2013); Bakhtin (2006); Cavalcante (2013); Cosson (2014); Brasil (1998). Contudo, no decorrer do projeto, outras fontes serão consultadas e acrescentadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU