PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANIA MORAIS DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVANIA MORAIS DA SILVA ALMEIDA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM OBRAS DE LITERATURA JUVENIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e sexualidade. Literatura Juvenil. Formação leitora.
RESUMO: O presente projeto apresenta uma proposta de pesquisa em língua portuguesa, com foco na formação leitora dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, a partir de obras literárias juvenis que abordam questões de gênero e sexualidade. O objetivo geral, portanto, é compreender como as questões de gênero e sexualidade presentes nas obras de literatura juvenil podem contribuir para a formação leitora dos alunos/as. Este objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: analisar qual a concepção que os alunos/as do 8° ano do Ensino fundamental possuem acerca das questões de gênero e sexualidade; analisar como são apresentadas e discutidas as questões de gênero e sexualidade abordadas em obras de literatura juvenil; identificar como os alunos/as do 8° ano do Ensino Fundamental assimilam as questões de gênero e sexualidade presentes em obras de literatura juvenil.; avaliar como as obras de literatura juvenil podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos/alunas do 8° ano do Ensino Fundamental, ao abordarem questões sobre gênero e sexualidade; propor atividades que possam ser desenvolvidas a partir das leituras de obras da literatura juvenil, que tenham como temas centrais questões de gênero e sexualidade, que contribuam para desenvolver a competência leitora dos alunos/alunas do 8° ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma pesquisa-ação e terá como partícipes 27 alunos do 8° ano de uma escola pública da cidade de Santa Rita, Paraíba. Os procedimentos metodológicos utilizados serão questionário, rodas de conversas e observação participante e as informações ou dados da pesquisa serão sistematizados por meio da análise de conteúdo. Como aporte teórico serão utilizados inicialmente para nos auxiliar no eixo sobre leitura os estudos de estudos de Antunes (2003), Leffa (1996), Koch e Elias (2013), Antunes(2012), Kleiman (1993), Matta(2009), Pietri (2009), Solé (1998), entre outros. Para respaldar o eixo sobre a literatura juvenil, seu ensino e suas contribuições para a formação leitora dos alunos e alunas, serão consultados os estudos de Colomer (2003), Coelho (2000), Segabinazi (2015), Silva (2009), Todorov (2014), Cosson (2010), Rouxel (2013), Dalvi (2013), Gregorin Filho (2009), Cavalcanti (2002), e orientações dos documentos oficiais, entre outros. Finalmente para as reflexões sobre possibilidades de interação entre gênero, sexualidade e literatura juvenil como pressupostos para a formação de leitores/as proficientes, serão tomados como base os dos estudos de Louro (1997; 2000), Foucault (1987; 1988), Britzman (1996), Nunes (1987), entre outros.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES