PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA CRISTINA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA CRISTINA GOMES
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PROPAGANDAS TELEVISIVAS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e sexualidade. Propaganda televisiva. Leitura crítica.
RESUMO: Este trabalho propõe desenvolver, em sala de aula de Língua Portuguesa, atividades que despertem um olhar crítico, reflexivo e analítico sobre as questões de gênero e sexualidade nos discursos proferidos no gênero discursivo/textual propaganda televisiva, despertando o interesse dos/as alunos/as pela leitura de uma forma crítica e questionadora como forma de posicionar-se no meio social em que estão inseridos. Para tanto, o presente trabalho terá por finalidade compreender qual a leitura feita pelos/as alunos/as do 7º ano do ensino fundamental, sobre as questões de gênero e sexualidade apresentadas nas propagandas televisivas, bem como entender quais concepções de gênero e sexualidade esses/as alunos/as apreendem por meio do discurso dessas propagandas e quais seus posicionamentos diante do tema. A pesquisa será desenvolvida em uma escola pública da cidade de Areia-PB. Terá uma característica da pesquisa-ação, por meio de um trabalho de campo colaborativo intervencionista, com base em propagandas televisivas, a partir das quais serão realizadas rodas de conversas e observação participante para analisarmos quais concepções de gênero e sexualidade esses/as os/as alunos/as apreendem por meio do discurso das propagandas televisivas com o intuito de desenvolver a leitura crítica desses discentes. Teremos como aportes teóricos sobre gêneros discursivos/textuais: Bakhtin (2003); Marcuschi (2008); Bonifácio (2010); Reinaldo (2012) Cavalcante (2013) entre outros; nos eixos de leituras: Koch (2015); PCN (2001); Solé (1998), Keiman (2004/2016); Cagliari (2007); Kato (1985); Leffa (1996), entre outros. Sobre os eixos de gênero e sexualidade: Ríos (1997); Louro, (2007/2008/2014); Connell (2015); Bento (2011); Butler (2017), Nunes (1987); Nishida (2006), entre o outros.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA