PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÔNIA FORTES MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÔNIA FORTES MACIEL
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AS PRÁTICAS AVALIATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ESCRITA POR MEIO DO RELATO PESSOAL
PALAVRAS-CHAVES: Práticas avaliativas. Competências de escrita. Relato pessoal.
RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que maneira o processo avaliativo desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa pode proporcionar o desenvolvimento das competências de escrita ao trabalhar o gênero relato pessoal com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um trabalho de campo, cuja metodologia privilegia a abordagem qualitativa, na qual é amparada pela pesquisa participante, de natureza intervencionista e de aspectos descritivos. Para tanto, utilizaremos alguns instrumentos ou procedimentos de geração de dados, como questionário, roda de conversa, observação participante, e a análise de dados, fazendo uso dos métodos de análise de conteúdo em termos discursivos. Fundamentados em Lopes-Rossi (2001), contemplaremos, a aplicação de ateliês de escrita, nas quais agregarão o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita de texto. Realçamos que a pesquisa será realizada em uma escola pública do município de Santa Rita/PB, na qual utilizaremos, entre outros autores e na sequência dos três eixos desenvolvidos, Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffman (2001) e Luckesi (2005), para levantarmos a discussão acerca de uma prática avaliativa que esteja a serviço da aprendizagem. Embasados nos estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e Koch (2014), abordaremos, no eixo seguinte, sobre gênero discursivo/textual, mas envolvendo o ensino do texto escrito e as competências a serem utlizadas quando se vai construí-lo. Ponderando acerca do terceiro eixo, no qual gira em torno do gênero relato pessoal, estaremos imbricando o enredo nas suas características, as estratégias utilizadas para escrevê-lo e como avaliá-lo, tendo como respaldo, os estudos de Koche et al (2015), Antunes (2003; 2007), Geraldi (2006) e Ruiz (2013).
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO