PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS DE SOUZA TOMÉ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS DE SOUZA TOMÉ
DATA: 28/03/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: A LEITURA SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: TRABALHANDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias Leitoras. Proficiência Leitora. Prova Brasil
RESUMO: A leitura tornou-se predominantemente o foco para a construção das interações. Consequentemente, a prática leitora proficiente torna-se indispensável para que o homem compreenda a vida, as pessoas, as relações sociais, e dar-lhes sentido. Apesar dos avanços obtidos nos estudos linguísticos sobre as diversas formas em que essa prática se concretiza, tais estudos nos mostram que, com o passar do tempo, não basta decifrar o código escrito para que tenhamos uma leitura satisfatória. O atual quadro do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica apresenta lacunas no que se refere à habilidade de leitura e compreensão textual. Dessa forma, nosso objetivo geral é contribuir para o melhoramento da proficiência leitora por meio do trabalho com estratégias de leitura, através de diversos gêneros discursivos/textuais que são recorrentes nas avaliações em larga escala. Diante das dificuldades de compreensão observadas no decorrer das aulas, o baixo desempenho nas provas que avaliam a competência leitora e cientes de nossa responsabilidade enquanto professores, desenvolveremos uma pesquisa-ação no contexto de uma escola pública municipal em Mamanguape/PB, cujos protagonistas serão trinta e dois estudantes, da referida escola. Para tanto, partindo de um aporte teórico que melhor fundamente nosso trabalho, contaremos com os estudos desenvolvidos por Antunes (2009), Ferrarezi Jr. (2017), Koch (2006, 2009), Marcuschi (2008), Magalhães (2016), Cosson (2011, 2014), também recorremos aos documentos oficiais que regem a Educação no pais, ou seja, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (2001) e Paraíba (2016) - Avaliando IDEPB, Solé (1998) e Leffa (1996); concernente ao estudo das fases que compõem uma pesquisa-ação, bem como à sua aplicação, recorreremos à Tripp (2005). Em se tratando dos aspectos metodológicos do nosso trabalho, optamos pelo método da pesquisa-ação, uma vez que se trata de uma investigação com o intuito de possibilitar uma melhoria na prática docente e, em contrapartida, pretendemos propiciar aos nossos alunos uma prática leitora de maneira proficiente, levando os mesmos a exercer uma postura de sujeitos que dialogam com os textos, interagindo com outras compreensões do mundo, avaliando e criticando diferentes pontos de vista.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA