PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA LIMA DE OLIVEIRA
DATA: 28/03/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O USO DO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO DE CAMPANHA COMUNITÁRIA PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA DOS DISCENTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Anúncio de Campanha comunitária. Escrita
RESUMO: As dificuldades enfrentadas pelos alunos, no tocante ao aprendizado da Língua Portuguesa, principalmente no que diz respeito à escrita, tem se mostrado constante no meio escolar. Tais dificuldades têm suscitados discussões entre teóricos e pesquisadores que propõem a inserção dos gêneros discursivos como instrumentos indispensáveis para o ensino da língua, visto que são artefatos constantes no contexto sociodiscursivo dos indivíduos. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2008) orientam que o ensino de Língua Portuguesa e o trabalho docente priorizem as habilidades de leitura e escrita a partir dos gêneros discursivos no intuito de buscar soluções que possam intermediar a prática docente. Partindo desse pressuposto, propomos uma investigação cujo objetivo principal é propiciar aos alunos do 7º ano do Ensino fundamental situações que lhes favoreçam o aperfeiçoamento das habilidades de produção escrita a partir do gênero discursivo Anúncio de Campanha Comunitária, por meio de sequências didáticas. Desta forma, usaremos como aporte teórico, no que diz respeito aos gêneros discursivos, os autores Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), e Cavalcante (2013). Relacionado ao processo de escrita, a pesquisa se fundamentará em Koch e Elias (2013) e Antunes (2003). Em relação à sequência didática, adotaremos o modelo de Lopes-Rossi (2011). No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. O corpus a ser analisado é constituído das produções textuais dos discentes envolvidos na pesquisa. Esperamos obter resultados positivos após nossa intervenção.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA