PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MOREIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MOREIRA FILHO
DATA: 28/03/2018
LOCAL: CCAE - Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA COMPREENSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Conto. Sexualidade.
RESUMO: Nossa pesquisa tem por finalidade trabalhar a leitura literária em sala de aula, uma vez que esta oportuniza aos discentes uma ação transformadora. Leva o leitor a colocar-se em diálogo constante com o mundo a sua volta, a fazer articulações com a sua própria vida e contribuir para que ele se posicione criticamente face à realidade. Nesse contexto, a literatura irrompe-se como forma de conhecimento, cujas “engrenagens”, quando bem apropriadas e aprimoradas pela escola, conduzem os discentes à superação de dificuldades e limitações, de tal sorte a favorecer o posicionamento crítico e responsivo. Nesse sentido, objetivamos trabalhar a leitura literária através do gênero conto, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual de Goiana-PE. Este gênero literário foi escolhido para a ação interventiva, pois o mesmo se aproxima dos leitores tanto pela linguagem utilizada quanto pela temática abordada. Debruçar-nos-emos sobre narrativas que abordem o tema da sexualidade, considerando-a como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Segundo os PCN (2000), cabe à escola viabilizar o acesso dos alunos ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinando-lhes a interpretá-los e a relacioná-los ao exercício da sexualidade com responsabilidade, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais da sociedade. Assim, através dessas leituras, pretendemos promover o letramento literário a partir do gênero conto, de forma que possa levar o aluno a uma leitura crítica e reflexiva. A pesquisa será de caráter descritivo e intervencionista. Para viabilizar a proposta, a mesma será concretizada por meio da aplicação de uma sequência básica segundo Cosson (2016). Ao final da investigação, pretende-se publicar um livro de contos produzidos pelos próprios estudantes como forma de desdobramento da proposta interventiva. Ademais, o suporte teórico se fundamentará nos estudos de Moises (1967), Poe(2001), Bosi (2002), Candido(1995), Cosson (2014), PCN(1998), Bauman (2005), Colomer (2007), Zilberman(2009), entre outros.
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS