PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA RODRIGUES DE AGUIAR SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA RODRIGUES DE AGUIAR SANTOS
DATA: 28/03/2018
LOCAL: CCAE - Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NORTEADA PELO CONTO DE FADAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino Fundamental. Conto de fadas. Formação do leitor. Letramento Literário.
RESUMO: A leitura literária propicia o desenvolvimento da sensibilidade, amplia a visão de mundo desperta, emoções e tem o poder de exercitar a fantasia, a imaginação, mas também nos faz refletir sobre a nossa própria existência. Considerando essa importância, propomos com esse trabalho, sistematizar uma prática de leitura a qual permita ao discente compreender os conflitos existenciais e o mundo que o cerca a partir da literatura. Para tanto, escolhemos o gênero Conto de fadas, por abarcar histórias que cativam, ampliam e mobilizam os limites do imaginário pessoal e coletivo, despertando no leitor uma gama de sentimentos. Justificamos também a escolha do gênero por se adequar à série e à faixa etária dos estudantes que integram o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal na cidade de Orobó, PE. Acreditamos que os contos contribuem significativamente para que os discentes entendam questões do cotidiano, da vida real e assim passem a compreender melhor a realidade que os circunda, uma vez que estão em fase de descobertas e de busca da individualidade. Selecionamos para o nosso trabalho os contos: O Patinho Feio de Hans Cristian Andersen e João e Maria dos Irmãos Grimm, os quais abordam questões sociais e éticas. Embora sejam histórias ‘’relativamente’’ antigas, revelam muito da sociedade atual, retratando o ser humano e suas relações. Adotamos a metodologia da pesquisa–ação, a fim de agregar teoria e prática. Para aplicação e intervenção, as propostas de atividades do projeto se ancorarão na sequência básica de COSSON (2014). Fundaremos nosso trabalho a partir dos estudos teóricos de CANDIDO(1995), CORSO & CORSO (2006), ZILBERMAN (2009), COLOMER (2003), TODOROV (2010), COELHO (1987), dentre outros.
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS