PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA GUIA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA GUIA PEREIRA
DATA: 28/03/2018
LOCAL: CCAE/UFPB
TÍTULO: A (RE)ESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM BILHETES ORIENTADORES
PALAVRAS-CHAVES: Competência escrita. Produção textual. Correção textual-interativa. Bilhetes orientadores.
RESUMO: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é função da escola possibilitar aos alunos a conquista de novas habilidades linguísticas, particularmente, daquelas associadas aos padrões da escrita, no entanto, o que vimos observando ao longo de nossa trajetória como docente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da EJA é que os alunos continuam apresentando sérios problemas ao produzirem os mais variados gêneros textuais. Diante disso, questionamos: como desenvolver a habilidade de escrita de alunos do 8º ano da Educação de Jovens e Adultos de modo que se tornem escritores proficientes? Entendemos que uma forma de possibilitar o desenvolvimento da habilidade de escrita desses alunos – objetivo geral deste estudo – seria através do uso envio de bilhetes orientadores, numa perspectiva de correção textual-interativa (RUIZ, 2013). Para fundamentar teoricamente o trabalho, assumimos a noção de gênero na perspectiva bakhtiniana, que entende a linguagem enquanto interação verbal, e na perspectiva de Marcuschi (2008), que compartilha dessa mesma noção. Em relação aos estudos sobre produção escrita, partiremos dos estudos de Ferrari e Carvalho (2015), Koch e Elias (2012), Antunes (2003) e Ruiz (2013), autores que adotam uma visão sociointeracionista da escrita. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza intervencionista e descritiva, que será realizada em uma turma do 7º do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de João Pessoa-PB, e encaminhada conforme os passos a seguir: (1) discussão sobre temática relevante de interesse dos alunos; (2) produção escrita de um gênero textual a ser definido; (3) correção textual-interativa dos textos produzidos para envio dos bilhetes orientadores; (4) reescrita da produção textual; (5) correção das produções dos discentes; (6) reescrita da produção textual; (7) correção e envio dos bilhetes orientadores. O número de reescritas levará em consideração cada produção realizada e dificuldades apresentadas pelos discentes, podendo alguns deles necessitarem fazer mais reescritas do que outros.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO