PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROBERTA MELO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA MELO DE CARVALHO
DATA: 13/06/2018
HORA: 14:30
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: GÊNERO CARTA DO LEITOR: UMA PROPOSTA DE ESCRITA DO TEXTO ARGUMENTATIVO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero discursivo. Sequência didática. Carta do Leitor.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O trabalho com a escrita no ambito escolar tem se tornado uma tarefa cada vez mais dificil. Verifica-se o desinteresse dos alunos por uma escrita planejada, em decorrencia de uma pratica de ensino que nao os incentiva ao planejamento e a revisao dos textos produzidos. Para eles, o ato de escrever ainda precisa ser concebido como pratica social. Foi acreditando nesta possibilidade que, enquanto professora de Lingua Portuguesa das series finais do Ensino Fundamental, desenvolvemos a pesquisa ora apresentada, utilizando o genero discursivo Carta do Leitor, que teve como objetivo geral possibilitar aos alunos envolvidos na pesquisa, o desenvolvimento de habilidades voltadas a escrita argumentativa para que estes compreendam o uso social da Carta do Leitor. Tal proposta foi mediada pela sequencia didatica na perspectiva de Lopes Rossi (2011) a partir da aplicacao dos modulos didaticos, com vistas a adequar os elementos composicionais ao genero em estudo. A intervencao foi realizada em uma escola publica municipal de tempo integral, localizada no bairro do Jose Americo, na cidade de Joao Pessoa-PB. O publico-alvo se constituiu de alunos do 8º ano das series finais do Ensino Fundamental. Nosso trabalho teve respaldo teorico com relacao ao genero discursivo, sobretudo, em Antunes (2003), Bakhtin (2011), e Koch e Elias (2014). Aportamo-nos ainda nos PCN (1998) e em Koch e Elias (2014) para tratar dos aspectos relacionados as concepcoes de escrita. Alem disso, recorremos as contribuicoes de Lopes Rossi (2011) para o ensino-aprendizagem dos generos discursivos na escola, bem como para o trabalho com sequencia didatica. Para a abordagem do genero Carta do Leitor, utilizamos os pressupostos teoricos de Dionisio, Machado e Bezerra (2010) e Bakhtin (2011). No que concerne a escolha metodologica, recorremos aos estudos de Thiollent (2011), que norteia o desenvolvimento da pesquisa com abordagem qualitativa e de carater intervencionista. Nessa perspectiva, nossas analises foram pautadas na comparacao entre a atividade diagnostica inicial e as producoes finais, destacando os problemas relacionados a estrutura composicional, conteudo tematico e estilo do referido genero. O procedimento didatico-pedagogico adotado conduziu o aluno a escrita e a reescrita, levando-o ao desenvolvimento de estrategias argumentativas e da competencia linguistico-discursiva. Os resultados obtidos apos a intervencao nos mostraram avancos significativos na producao escrita dos alunos. Percebemos que esses avancos foram resultado de uma pratica pedagogica que motivou e despertou os alunos, ou seja, uma pratica que considera a escrita como um ato social, possibilitando-os a uma atuacao interativa que os conduza a relacionar o uso da linguagem as situacoes do cotidiano, instigando-os a desenvolver a criticidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 3319360 - MARIA DA LUZ OLEGARIO