PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WYLDE DA LUZ VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYLDE DA LUZ VIEIRA
DATA: 29/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGBio, CCA, UFPB (Campus II - Areia-PB)
TÍTULO: EFEITO DE FLUTUAÇÕES CLIMÁTICAS DO QUATERNÁRIO SOBRE A DEMOGRAFIA E DISTRIBUIÇÃO DE UMA AVE ENDÊMICA DE ENCLAVES FLORESTAIS ÚMIDOS EM UMA REGIÃO SEMIÁRIDA
PALAVRAS-CHAVES: Brejos de altitude, distribuição potencial, espécie ameaçada, filogeografia hipótese dos refúgios florestais, nordeste do Brasil.
PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Dentre as alternativas que podem explicar a alta diversidade em florestas na America do Sul, cita-se a hipotese dos refugios florestais. No interior da regiao nordeste do Brasil, essa hipotese e usada para explicar a existencia de enclaves de floresta umida em meio a regiao semiarida. Nos descrevemos nesse trabalho aspectos da estrutura genetica e demografia historica de populacoes de uma especie endemica desses enclaves, Hemitriccus mirandae, bem como usamos paleodistribuicao climaticamente potencial, para verificar a influencia das ultimas flutuacoes maximas do Quaternario em H. mirandae. Usamos ferramentas filogeograficas com genes mitocondriais e nucleares e o algoritimo MAXENT nas nossas analises. A rede de haplotipos proveniente dos genes mitocondrial e nuclear nao apresentaram estruturacao genetica congruente com a distribuicao da especie. Tambem nao foram observados sinais de expansao populacional de H. mirandae durante os ultimos 150 mil anos. Foram encontradas variacoes na distribuicao potencial da especie entre os maximos interglacial, glacial, Holoceno Medio e o presente. Esses resultados sugerem probabilidade de extincao de populacoes de H. mirandae em montanhas localizadas entre a distribuicao disjunta atual da especie, bem como apontam que as areas de ocorrencia atual correspondem a areas climaticamente estaveis durante as ultimas flutuacoes maximas do Quaternario. H. mirandae pode ser apontado como um bioindicador para monitoramento dessas areas florestais, como forma de entender a influencia de alteracoes do clima sobre os ameacados enclaves florestais umidos localizados na regiao semiarida do nordeste brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2677667 - HELDER FARIAS PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 6335816 - LEONARDO PESSOA FELIX
Externo à Instituição - LUCIANO NICOLAS NAKA