PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO MACHADO RIBEIRO

DISCENTE: JOÃO PAULO MACHADO RIBEIRO
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E VALUE RELEVANCE NOS ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DAS FIRMAS
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Resultados; Estratégia de Gerenciamento de Resultados; Value Relevance; Ciclo de Vida da Firma
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este estudo investiga como os estágios do ciclo de vida da firma afetam a relação entre o uso de estratégias de gerenciamento de resultados e a value relevance das informações contábeis. Visto que a literatura deixa lacunas no tocante aos reflexos do ciclo de vida da firma na relação entre gerenciamento de resultados e a value relevance. Analisou-se uma amostra de empresas não financeiras listadas na B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão para o período de 2010 a 2018, com dados coletados na Refinitiv® . As proxies de GRA e GRDO foram estimadas, respectivamente, por meio do Modelo de Pae (2005) e Roychowdhury (2006). Além disso, utilizou-se uma adaptação do modelo de value relevance proposto por Ohlson (1995), bem como o modelo de Park e Chen (2006), para classificação dos estágios do ciclo de vida. No que concerne aos métodos de análise, utilizou-se de modelos de regressão linear múltipla e regressão quantílica. Os resultados evidenciam que, em comparação às empresas em Maturidade, as empresas em Crescimento estão associadas a níveis mais elevados de accruals discricionários negativos e menores cortes nas despesas discricionárias, ao passo que as empresas em Declínio são mais propensas a usarem das escolhas contábeis para aumentar os lucros, bem como ao corte de despesas discricionárias. A análise dos modelos de value relevance indicam que a value relevance dos lucros é afetada negativamente quando GRA é empregado com propósito de aumentar os lucros e quando o GRDO diminui os resultados correntes. Quanto aos reflexos do ciclo de vida nessa relação, destaca-se que, para as empresas em Crescimento um alto nível de GRA demonstrou-se associado a um aumento na value relevance dos lucros, já para as empresas em Declínio o uso de GRDO para aumentar os resultados está associado a uma perda significativa na value relevance dos lucros.
Externo à Instituição - CRISTIAN BAÚ DAL MAGRO
Presidente - 119.581.188-85 - EDILSON PAULO - UFSC